Pesquisa aponta que cerca de 20 mil meninas abaixo dos 18 anos são vítimas de exploração sexual comercial na RMR
O perfil dos abusadores corresponde, geralmente, a homens casados, entre 40 e 50 anos, com condição financeira superior à da criança

Foto: Reprodução/g1
Cerca de 20 mil meninas menores de 18 anos de idade e moradoras da Região Metropolitana do Recife (RMR) foram vítimas recentes de situações de exploração sexual comercial. É o que revela a pesquisa Vítimas Invisíveis, produzida numa parceria entre a Fiocruz e a ONG Gestos.
Segundo o levantamento, as meninas foram abordadas por algum adulto que lhes ofereceram dinheiro, favores ou alguma coisa de valor em troca de atos de natureza sexual.
Uma outra pesquisa revela o perfil dos abusadores: são geralmente homens casados, entre 40 e 50 anos, com condição financeira superior à da criança.
O estudo aponta que apesar destes homens considerarem a exploração sexual comercial um crime e também, como adjetivam, “algo moralmente condenável”, esta relação só é feita se a vítima for menor de 14 anos.
O levantamento aponta os porquês desta justificativa: a relação é entendida como uma forma de sobrevivência, “normalizada e até incentivada em contextos de vulnerabilidade social extrema”.
As pesquisas “Vítimas invisíveis: crianças e adolescentes em exploração sexual comercial no Recife” e “Normas sociais e comportamentos de perpetradores de exploração sexual comercial de crianças no Recife e Região Metropolitana” são financiadas pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos, através do Programa para Erradicação da Escravidão Moderna, via Freedom Fund.
Os resultados completos das pesquisas são apresentados durante o seminário intitulado “Exploração Sexual Comercial de Crianças e Adolescentes: quais são os compromissos necessários para erradicá-la?”, realizado nesta quinta-feira, 11, no auditório da OAB Pernambuco.
Estarão presentes na apresentação a representante do Freedom Fund no Brasil, Débora Aranha; a Cônsul Geral dos Estados Unidos no Nordeste, Jessica Simon; e representantes da Rede de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nos âmbitos federal, estadual e municipal.
Confira mais informações na reportagem de Assíria Florêncio disponível no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 21/04/2025
Missa em sufrágio do Papa Francisco acontece no Santuário do Morro da Conceição nesta segunda
Cerimônia começará por volta das 18h30, aos pés da imagem da Imaculada...
- Por REDAÇÃO
- 18/04/2025
Recife entrega obras de contenção de encostas no Alto 13 de Maio
As intervenções fazem parte da Ação Inverno 2025
- Por REDAÇÃO
- 09/04/2025
Olinda moderniza sinalização do Sítio Histórico para valorizar turismo e patrimônio
Iniciativa inclui placas com QR Codes e conteúdos multilíngues;...
- Por REDAÇÃO
- 07/04/2025
Justiça determina retirada de fiação aérea no Sítio Histórico de Olinda
Decisão que rede elétrica seja embutida para preservar patrimônio tombado...
- Por REDAÇÃO
- 06/04/2025
Jaboatão anuncia nova ferramenta para reforçar alertas de chuvas
O DCA emite alertas severos e extremos de chuva intensa por meio do serviço...