O esquema envolvia o aliciamento de mulheres brasileiras para se casarem, mediante pagamento, com cidadãos chineses

Foto: Divulgação/PF
A Polícia Federal de Pernambuco deflagrou, na manhã desta terça-feira (1º), a Operação Enlace, que investiga a atuação de uma organização criminosa especializada em regularizar a permanência de estrangeiros no Brasil por meio de casamentos fraudulentos. O esquema envolvia o aliciamento de mulheres brasileiras para se casarem, mediante pagamento, com cidadãos chineses, simulando o vínculo matrimonial para legitimar a permanência deles no país.
As investigações começaram em 2021, após denúncias de fraudes em pedidos de residência fundamentados em casamentos falsos. Cerca de 60 agentes federais cumprem 10 mandados de busca e apreensão, sendo dois mandados cumpridos em São Paulo, quatro em Recife, um em Paulista e três em Caruaru.
Os investigados podem responder pelos crimes de formação de organização criminosa, falsidade ideológica e uso de documentos falsos, com penas que podem superar 19 anos de prisão.
Ouça a nota da repórter Clara dos Anjos clicando no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 20/05/2025
Bebê de um ano morre afogado em balde no Sertão de Pernambuco
Tragédia aconteceu em Gameleira; e a Polícia Civil investiga as...
- Por REDAÇÃO
- 20/05/2025
Comerciante da praia de Boa Viagem espanca vizinha de barraca na orla
Ao menos outras 3 mulheres também denunciaram terem sido vítimas de...
- Por REDAÇÃO
- 20/05/2025
PM que matou ex-companheiro em Petrolina se torna ré, e pode ir à júri popular
O homem, que também era PM, foi morto a tiros em 9 de março deste ano
- Por REDAÇÃO
- 19/05/2025
Guarda municipal atira em carro com gestante durante briga de trânsito na BR-101, no Recife
Caso aconteceu no Ibura, Zona Sul do Recife. Segundo o casal, servidor bateu...
- Por REDAÇÃO
- 19/05/2025
Jovem de 19 anos morre ao tentar proteger a mãe de ataque a tiros em Ouricuri; pai foi o autor do crime
Homem foi preso em flagrante após invadir casa da ex-companheira e atirar...