Polícia do DF cumpre mandados em Pernambuco contra grupo suspeito de criar perfis falsos de políticos para aplicar golpes
Os criminosos se passavam por autoridades políticas para pedir dinheiro à pessoas conhecidas

Foto: G1
A Polícia Civil do Distrito Federal, com o apoio da Polícia Civil de Pernambuco, deflagrou, nesta quarta-feira (5), uma ação contra um grupo suspeito de utilizar a foto de ministros e presidentes de partidos políticos na tentativa de aplicar golpes via aplicativo de mensagens. Ao todo, três mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Paulista e Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana.
De acordo com o delegado Eronides Menezes, os criminosos criavam contas falsas no WhatsApp e usavam fotos de autoridades para pedir dinheiro aos conhecidos desses políticos.
Entre as autoridades que tinham o perfil falsificado estão Valdemar Costa Neto (PL), ex-deputado federal, Jaques Wagner (PT), senador, Carlos Lupi, ministro da Previdência e presidente do PDT, Carlos Fávaro, ministro da Agricultura e senador, Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento, Camilo Santana, ministro da Educação e Rodrigo Agostinho, presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama)
O delegado da Tell Marzal, titular da Delegacia Especializada em Crimes Cibernéticos do Distrito Federal destacou que durante uma investida em uma comunidade no Bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, foi encontrada uma rede ilegal de propagação de internet para o local.
Durante a operação, foram apreendidos equipamentos de informática que serão periciados pelo Instituto de Criminalística. E a central de distribuição de sinal de internet clandestina se torna um material que pode ser utilizado para expedir mandado de prisão, por se tratar de um crime federal previsto por lei, que prevê pena de dois a quatro anos e multa de R$10 mil.
Ouça a matéria de Guilherme Camilo sobre o assunto clicando no play acima.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 02/08/2025
Operação Shamar mobiliza 50 mil agentes no combate à violência contra a mulher
Ação ocorre em 2 mil municípios e faz parte da campanha Agosto Lilás;...
- Por REDAÇÃO
- 02/08/2025
Homem é preso após agredir advogada dentro da Secretaria da Mulher em Altinho
Suspeito chegou exaltado ao local e apertou o braço da vítima, que tentava...
- Por REDAÇÃO
- 01/08/2025
MPPE denuncia suspeito de matar menina em Jaboatão; criança foi baleada na cabeça
Crime aconteceu na noite de 20 de julho
- Por REDAÇÃO
- 01/08/2025
Falso coronel que liderava quadrilha do “golpe do amor” está foragido no exterior
Grupo atraía mulheres em aplicativos de relacionamento e aplicava extorsões...
- Por REDAÇÃO
- 01/08/2025
Homem é preso por comercialização de pornografia infantil em Garanhuns
A ação faz parte da Operação Capture, que revelou um esquema de...