Polícia Federal cumpre mandados contra fraude, corrupção e lavagem de dinheiro público em Ouricuri
Foram cumpridos três mandados de prisão preventiva, 35 mandados de busca e apreensão, além de sequestro de bens e afastamento dos cargos de servidores públicos

Foto: Polícia Federal/Divulgação
A Delegacia de Polícia Federal em Salgueiro e a Controladoria-Geral da União de Pernambuco deflagraram três operações no município de Ouricuri, no Sertão do estado. A ação investiga crimes contra fraude em licitações, corrupção passiva, peculato e lavagem de dinheiro, em contratos firmados pela Prefeitura. Foram cumpridos três mandados de prisão preventiva, 35 mandados de busca e apreensão, além de sequestro de bens das pessoas envolvidas e afastamento dos cargos de servidores públicos.
Uma das operações investiga o desvio de recursos públicos em contratações de empresas de fachada para o serviço de transporte de alunos da rede pública de ensino e locação de veículos para atendimento de demandas das Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social. A organização criminosa é especializada em fraudar licitações e superfaturar contratos. Existe indícios de que, apesar dos pagamentos terem sido realizados de forma integral, o serviço não tenha sido prestado.
Outra operação apura a contratação irregular de tendas e banheiros químicos, que foram locados com o objetivo de garantir mais conforto aos beneficiários do Auxílio Emergencial do Governo Federal durante a espera de atendimento pela Caixa Econômica, durante a pandemia. Foi identificado sobrepreço do serviço com aproximadamente 500% se comparado ao último contrato firmado entre a prefeitura e a empresa.
A terceira operação investiga a utilização de sócios laranjas de uma empresa contratada pela Prefeitura de Ouricuri, na prestação de serviços gráficos às Secretarias do Município. A Polícia Federal apura um benefício de um mesmo grupo familiar com contratos volumosos, com indícios de vício e superfaturamento. A gráfica também é suspeita de manobras para arrecadação de dinheiro de outras empresas contratadas pela gestão da cidade, com a intenção de ocultar valores desviados dos cofres públicos.
Se condenados, os investigados poderão cumprir penas de até 45 anos de reclusão. Os presos serão submetidos a audiência de custódia e caso seja confirmada suas prisões preventivas, serão enviados para a Cadeia Pública de Salgueiro, caso contrário, respondem o processo em liberdade.
Ouça a matéria do repórter Guilherme Camilo clicando no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 30/01/2023
PRF-PE registra 18 sinistros de trânsito no fim de semana; duas pessoas morreram e oito ficaram feridas
Entre os destaques, está uma ocorrência no KM 173 da BR-232, no município...
- Por REDAÇÃO
- 27/01/2023
Receita Federal e Polícia Civil apreendem três toneladas de roupas contrabandeadas em Jaboatão
A mercadoria pertencia a uma loja virtual e o administrador foi preso em...
- Por REDAÇÃO
- 26/01/2023
Governo do Estado instaura auditoria interna em contratos da Saúde investigados pela Polícia Federal
A OS é ligada ao Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira...
- Por REDAÇÃO
- 25/01/2023
Receita Federal apreende o equivalente a R$ 100 mil em Skunk no Aeroporto do Recife
O material foi entregue à Polícia Federal do Aeroporto e o passageiro foi...
- Por REDAÇÃO
- 24/01/2023
Segurança pública no Estado recebe reforço de novos oficiais
Dos concluintes que irão reforçar a segurança pública pernambucana, 64...
- Por REDAÇÃO
- 24/01/2023
PF deflagra operação para combater desvios de recursos da saúde em Pernambuco
A organização social é responsável por firmar contratos com a gestão...