Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Acontece

Prefeito de Jaboatão determina demolição imediata dos escombros do Edifício Kátia Melo, em Piedade


Por: REDAÇÃO Portal

A previsão é que a empresa contratada comece a executar os serviços na sexta-feira (9)

08/05/2025
    Compartilhe:

A previsão é que a empresa contratada comece a executar os serviços na sexta-feira (9)

Foto: Chico Bezerra/PMJG

O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros (PL), determinou, nesta quinta-feira (8), a demolição imediata dos escombros do Edifício Kátia Melo, em Piedade, que desabou na última terça (6). A prefeitura do Jaboatão dos Guararapes está fazendo uma contratação emergencial para viabilizar a demolição e remover o que sobrou do prédio. A previsão é que a empresa contratada comece a executar os serviços na sexta-feira (9).

Para a decisão, Mano Medeiros tomou como base a definição dos técnicos da Defesa Civil do Jaboatão dos Guararapes, que recomendaram a demolição imediata dos escombros da edificação para evitar danos aos imóveis localizados nas imediações. Inclusive, a Defesa Civil encaminhou um documento à administradora do Edifício Kátia Melo, orientando sobre a necessidade da demolição. 

Como os responsáveis pelo prédio afirmaram não ter condições financeiras de arcar com os custos da intervenção emergencial, a Procuradoria de Jaboatão dos Guararapes deu parecer favorável à contratação imediata de uma empresa para realizar os serviços. As despesas poderão ser custeadas pela seguradora ou pelo Governo do Estado.

Em nota, Mano Medeiros afirmou que desde quando soube da situação do imóvel, tomou as providências necessárias “para garantir a vida e a segurança dos moradores”. 

“Agora é o momento de garantir que as pessoas que residem e têm comércio nas imediações tenham condições de voltar às suas atividades normais, retornando para suas casas", afirmou.

Recomendações

Anteriormente, a Defesa Civil de Jaboatão havia feito três recomendações à administração do Edifício Kátia Melo: a retirada dos portões de proteção da área externa, a elaboração do laudo de avaliação de risco do imóvel e a contratação de uma empresa de segurança patrimonial para resguardar o edifício. Os três pontos haviam sido acordados com a administração do edifício Kátia Melo no dia do desabamento.

Interdição

O edifício havia sido interditado no último domingo (04), após uma vistoria técnica feita pela equipe da Defesa Civil de Jaboatão dos Guararapes, que identificou sinais de deterioração como fissuras, abatimento de piso e indícios de movimentação na estrutura. O imóvel também foi vistoriado pelo CREA. Dias antes, os moradores haviam percebido que a estrutura estava cedendo, com rachaduras e portas sem abrir.

Os 16 apartamentos nos quatro pavimentos do prédio foram desocupados e não houve vítimas. De acordo com o Cel. Elton Moura, secretário de Defesa Civil de Jaboatão dos Guararapes, a parte do prédio que ainda está de pé pode vir ao chão a qualquer momento.

Reformas estruturais

Ao g1 Pernambuco, a gerente de fiscalização do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) disse que, durante uma fiscalização ocorrida na manhã da terça-feira (6), a síndica do prédio informou que alguns dos apartamentos sofreram modificações consideráveis, como a remoção de paredes. Por ser um prédio do tipo "caixão", erguido sem vigas e pilares, é possível que as reformas tenham causado prejuízo à estrutura.

Ainda de acordo com a gerente de fiscalização do CREA, Denise Maia, é importante que as modificações estruturais nos apartamentos sejam acompanhadas por um engenheiro para que a entidade possa acompanhar e fiscalizar a intervenção - principalmente em se tratando de prédios "caixão", onde o peso da construção é sustentado pelas paredes.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook