Prefeitura abre inscrições para Patrimônio Vivo do Recife
Pessoas e grupos contemplados com o título vão receber bolsas mensais e vitalícias

Foto: Marcos Pastich/PCR
A Prefeitura do Recife está com inscrições abertas até o dia 15 de novembro para o concurso de registro de Patrimônio Vivo do Recife, por meio do site www.culturarecife.com.br. Nesta terceira edição, mais dois artistas e dois grupos culturais da capital pernambucana vão ser contemplados com o título de reconhecimento, que também disponibiliza uma bolsa mensal e vitalícia.
Os dois artistas selecionados vão receber bolsas no valor de R$ 2.009,83. Já os coletivos artísticos têm bolsas de R$ 2.679,78. É necessário que as pessoas e grupos participantes tenham sido indicados por uma entidade que tenha sede em Recife há pelo menos cinco anos.
Entre as exigências para concorrer ao registro de patrimônio como pessoa física, está a obrigatoriedade de residir no Recife há pelo menos 5 anos e ter participação em atividades culturais do Recife há no mínimo 20 anos.
Já para os grupos, é exigido estarem sediados e constituídos na cidade do Recife, com comprovada participação em atividades culturais, também há pelo menos 20 anos. Além disso, devem ser capacitados a transmitir saberes e fazeres culturais.
As candidaturas serão avaliadas em quatro etapas. A primeira é a análise documental, seguida da análise qualitativa das propostas, que leva em consideração critérios como relevância do trabalho e risco de desaparecimento enquanto manifestação cultural. A terceira etapa submete os candidatos habilitados a audiências públicas para defesa de suas candidaturas e na última etapa o Conselho Municipal de Política Cultural analisa e elege os novos patrimônios vivos do Recife.
Atualmente, o Recife já conta com oito Patrimônios Vivos: a Associação Cultural e Quadrilha Junina Origem Nordestina; a Tribo de Caboclinhos Tupi; a parteira Edileusa Maria da Silva; o porta-estandarte José Fernando Alves Zacarias (Eleitos no Edital de 2023); a passista Zenaide Bezerra; Antônio José da Silva Neto, que assumiu a alcunha de Mestre Teté, à frente do Maracatu Almirante do Forte; além das agremiações históricas Pierrot de São José e Gigante do Samba (Eleitos no Edital de 2022).
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 03/07/2025
Festival Pintando o 7 promove arte e inclusão para crianças na Caixa Cultural Recife
Espetáculos de dança, teatro e oficinas ocorrem de 4 a 20 de julho, com...
- Por REDAÇÃO
- 03/07/2025
Bandas centenárias da Mata Norte realizam concerto de São João em Timbaúba
As filarmônicas 1º de Novembro, de Timbaúba, e Curica, de Goiana celebram...
- Por REDAÇÃO
- 03/07/2025
"A vida é traição": Raimundo Carrero lança novo livro nesta quinta-feira
Evento acontece na Livraria Jaqueira do Paço Alfândega, no Bairro do...
- Por REDAÇÃO
- 03/07/2025
Pernambuco autoriza obras para recuperação do Museu de Arte Contemporânea, em Olinda
A expectativa é de que o Museu seja reativado em na metade de 2026
- Por REDAÇÃO
- 01/07/2025
Garanhuns e Gravatá, no Agreste, recebem festival de música clássica Virtuosi
A programação é gratuita e acontece nos dois municípios em datas...