Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Acontece

Prefeitura do Recife encerra nesta segunda censo para carroceiros da capital pernambucana


Por: REDAÇÃO Portal

Cadastro é obrigatório para quem deseja receber benefícios com o fim dos veículos de tração animal, previsto para janeiro de 2026

27/06/2025
    Compartilhe:

Cadastro é obrigatório para quem deseja receber benefícios com o fim dos veículos de tração animal, previsto para janeiro de 2026

Foto: Mhateus Sampaio/TV Globo

Condutores de veículos de tração animal (VTAs) que moram no Recife têm até segunda-feira (30) para participar do censo promovido pela Prefeitura. A ação faz parte do Programa Gradual de Retirada dos Veículos de Tração Animal, que pretende banir a circulação de carroças na capital até 31 de janeiro de 2026. O cadastro está sendo realizado nos bairros de Beberibe, Cabanga, Caxangá, Ibura, Jardim São Paulo e Santana, das 8h às 12h.

O censo busca identificar os carroceiros e garantir apoio durante a transição, que prevê indenizações, qualificação profissional e encaminhamento ao mercado de trabalho. Para participar, é necessário comparecer com o animal e, se houver, a carroça, além de apresentar documento de identidade e comprovante de residência com CEP do Recife. Durante o atendimento, o animal recebe um microchip e a carroça, um adesivo de identificação.

A partir de agosto, os cadastrados serão convocados para comprovar as informações prestadas. Quem atender aos critérios poderá entregar voluntariamente animal e carroça em troca de indenização, além de ter acesso a linhas de crédito, capacitação, assistência a vagas de emprego e até possibilidade de ingresso na equipe de limpeza urbana da cidade. Já quem não se cadastrar, perderá o direito aos benefícios e deverá retirar o animal da capital por conta própria.

Cronograma do Censo:

27, 28 e 30 de junho, de 8h às 12h

Cabanga – Campo do Cabanga (em frente ao quartel do Exército)

Caxangá – Associação de Nova Morada / Terminal de Ônibus de Nova Morada (R. Dep. José Francisco de Melo Cavalcante, 72)

Ibura – (Rua Professor José Brasileiro, 100)

Jardim São Paulo – Campo El Salvador (ao lado da Escola Padre Mathias Delgado)

Santana/Poço da Panela – Parque Santana (R. Jorge Gomes de Sá)

Porto da Madeira – ao lado do Campo Society Gera Gol (Rua Compositor Vinícius de Moraes, 67)
 

Not��cias Relacionadas

Comente com o Facebook