Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Cidade

Prefeitura do Recife promove ações em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Ouvir

Por: Danielle CINTIA DA SILVA SANTOS

Serão promovidas ao longo desta semana, uma série de atividades nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps)

Serão promovidas ao longo desta semana, uma série de atividades nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps)

Foto: g1

18/05/2022
    Compartilhe:

O final da década de 1970 foi marcado por diversos movimentos denunciando abusos em instituições de psiquiatria. Os manicômios, como eram chamadas essas instituições, tinham infraestrutura precária e boa parte dos pacientes sequer tinham doenças psiquiátricas, eram, entre outras coisas, epiléticos, alcoólatras, prostitutas e homossexuais.

Foi ali que surgiram os movimentos de luta antimanicomial, lutando  pelos direitos das pessoas em sofrimento mental, e pelo fim da lógica segregatória e arcaica dos manicômios. No dia 18 de maio de 1987 aconteceram reuniões de grupos que lutavam contra as políticas manicomiais, e foi dali que surgiu a proposta para reformular o sistema de psiquiatria do Brasil. Por isso a data 18 de maio se tornou um dos símbolos da Luta Antimanicomial.

Dessa forma, a Prefeitura do Recife promove, ao longo desta semana, uma série de atividades nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), equipamentos da Secretaria de Saúde municipal. As ações são descentralizadas e envolvem debates, exposições fotográficas, artísticas e culturais, além de sessões de filmes.

Na quinta-feira (19), no Caps Ad Renê Ribeiro, em Afogados, às 14h, haverá cine debate com exibição do filme "Dos Loucos e das Rosas". No Caps Cléa Lacet, no dia 25, acontece a II Mostra Cultural, das 9h às 16h. No local, haverá exposição fotográfica, artística e cultural para os presentes. As atividades têm apoio da Frente Pernambucana em Defesa da Saúde Mental. 

Reportagem João Paulo Ribeiro 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook