Recife realiza vacinação contra gripe dentro dos mercados públicos
Ação ocorre até sábado (19) em Nova Descoberta, Casa Amarela e Encruzilhada

Foto: Catarina Albertim/PCR
A Prefeitura do Recife inicia, nesta quinta-feira (17), uma campanha de vacinação contra a gripe em mercados públicos da cidade. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Saúde em colaboração com a Autarquia CONVIVA Mercados e Feiras, tem como objetivo ampliar o acesso à vacina durante o feriado prolongado, especialmente para os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. A ação ocorrerá até o sábado (19) nos mercados de Nova Descoberta, Casa Amarela e Encruzilhada.
Além dos grupos que já estavam sendo imunizados desde o começo de abril — como crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, idosos e profissionais da saúde —, a campanha agora também contempla puérperas, professores, indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, integrantes das Forças Armadas, de Segurança e de Salvamento, portadores de doenças crônicas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, portuários, funcionários dos Correios, detentos, servidores do sistema prisional e jovens entre 12 e 21 anos que cumprem medidas socioeducativas.
No Mercado de Nova Descoberta, a vacinação será oferecida nos dias 17 e 18 de abril, das 8h às 16h. Já no Mercado de Casa Amarela, a aplicação ocorrerá apenas na quinta-feira (17), entre 9h e 16h. No Mercado da Encruzilhada, a equipe de saúde estará presente na sexta (18) e no sábado (19), das 8h às 17h.
Para agilizar o atendimento, a Secretaria de Saúde orienta que os cidadãos levem um documento de identificação com CPF ou o cartão SUS, além da carteira de vacinação, se disponível. Alguns dos grupos prioritários também precisam apresentar comprovação. É o caso dos profissionais de saúde, que devem portar documentos como crachá, carteira de trabalho ou declaração de vínculo.
A gripe, ou Influenza, é uma infecção viral que ataca o sistema respiratório e possui alta taxa de transmissão, principalmente em determinadas épocas do ano. A contaminação ocorre pelo contato com gotículas eliminadas ao falar, tossir ou espirrar, assim como pelo toque em superfícies contaminadas. Por isso, é fundamental adotar práticas preventivas, como higienizar as mãos com frequência e usar máscara ao apresentar sintomas.
A quantidade de doses varia conforme a idade. Para idosos, profissionais da saúde e gestantes, é aplicada uma única dose. Crianças de 6 meses a menores de 6 anos podem precisar de duas doses, dependendo do histórico vacinal anterior. Se já tiverem sido vacinadas em anos anteriores, apenas uma dose será suficiente.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 01/05/2025
PRF apreende veículo carregado com 66 mil maços de cigarro chinês em Sertânia
Produto é proibido de ser comercializado no Brasil pela Anvisa; carga foi...
- Por REDAÇÃO
- 01/05/2025
Mulher que matou e esquartejou o marido em Camaragibe é solta após decisão da Justiça
Agora, ela vai cumprir a pena em prisão domiciliar e será monitorada por...
- Por REDAÇÃO
- 30/04/2025
MPPE recomenda revogação de decretos que flexibilizam licenciamento ambiental em Paulista
Para o Ministério Público de Pernambuco, medidas da Prefeitura contrariam...
- Por REDAÇÃO
- 30/04/2025
Projeto itinerante Patrimônios de Pernambuco será inaugurado em Jaqueira, na Mata Norte
Segunda edição contará com exposição e atividades de formação
- Por REDAÇÃO
- 30/04/2025
Criança de 6 anos morre atropelada por ônibus escolar em Macaparana, na Mata Norte
O acidente aconteceu no distrito de Poço Comprido, nesta terça-feira (29)