Presos matam colega de cela para forçar transferência de presídio no Recife, conclui MPPE
Grupo assassinou detento Otacílio Alves Frutuozo e tentou disfarçar o crime; MPPE aponta premeditação e motivo torpe

Foto: Hesiodo Góes/Secom
Insatisfeitos com as regras mais rígidas e a ausência de "chaveiros" no recém-inaugurado Presídio Policial Penal Leonardo de Moura Lago, no Recife, sete detentos planejaram e executaram o assassinato de um colega de cela para forçar a própria transferência para outra unidade. A conclusão é do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), que encaminhou denúncia à Justiça com base em inquérito da Polícia Civil.
A vítima, identificada como Otacílio Alves Frutuozo, foi morta por asfixia e teve o pescoço quebrado na madrugada de 22 de maio. Em seguida, os agressores lavaram o corpo no banheiro da cela, vestiram-no com uma bermuda e o colocaram coberto em uma das camas. Durante o restante da madrugada, os acusados jogaram e aguardaram o amanhecer, o que, segundo a denúncia, demonstra ausência de pânico e controle emocional, reforçando a premeditação do crime.
Os suspeitos alegaram que a vítima fazia ameaças a seus familiares e que haveria rivalidade entre facções, o que não foi comprovado. Otacílio tinha apenas um antecedente criminal por violência doméstica. De acordo com o MPPE, o homicídio teve motivação torpe, sendo uma estratégia para sair da unidade, considerada mais rigorosa e sem regalias comuns em outros presídios.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 04/06/2025
Homem que atraiu, matou e ocultou corpo de uma mulher no Agreste é condenado
Ele foi condenado a 22 anos e 5 meses de prisão
- Por REDAÇÃO
- 04/06/2025
Dois adolescentes são detidos pela polícia por espancarem mãe e irmã em OIinda
Os adolescentes foram apreendidos, autuados e encaminhados para serem ouvidos...
- Por REDAÇÃO
- 03/06/2025
Policiais são expulsos da PM por abuso contra adolescente e por perseguição armada no trânsito
Casos distintos ocorreram em 2021 e 2022, envolvendo um ato libidinoso contra...
- Por REDAÇÃO
- 03/06/2025
Justiça de PE concede liberdade provisória a cantor da banda Desejo de Menina
Lenno Ferreira foi preso após acidente que deixou uma mulher morta no...
- Por REDAÇÃO
- 03/06/2025
Polícia Federal investiga suspeitos envolvidos com fraudes na Receita Federal
Policiais cumprem mandados de busca e apreensão no Estado
- Por REDAÇÃO
- 03/06/2025
SDS expulsa policial militar que se envolveu em briga no Ceará
A decisão saiu no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira (3)