Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Educação

Primeiro dia do Enem 2021 é marcado por elevado índice de abstenção

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Em Pernambuco, o percentual de faltantes foi de 24,6% na prova presencial e 42,9% na versão digital

Em Pernambuco, o percentual de faltantes foi de 24,6% na prova presencial e 42,9% na versão digital

Foto: Reprodução/G1

22/11/2021
    Compartilhe:

O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, neste domingo, Pernambuco registrou índice de abstenção de 24,6%. Isso significa que aproximadamente 43 mil candidatos do total de 176.682 inscritos no estado não compareceram aos locais de aplicação do teste. 

Esse percentual é menor que o registrado em Pernambuco no primeiro dia de provas do Enem 2020, realizado em janeiro de 2021 devido à pandemia, quando 48,4,% dos candidatos faltaram ao exame. No Enem 2021, as provas impressas foram aplicadas em 84 municípios pernambucanos, em 8.638 salas distribuídas em 640 locais. 

Houve registro de aglomeração no prédio da Universidade Católica de Pernambuco. Uma candidata do Enem 2021 passou mal minutos antes de os portões fecharem. A mulher não teve nome nem idade divulgados e precisou da ajuda de um bombeiro para conseguir entrar no campus do Centro Universitário Brasileiro (Unibra), no bairro da Boa Vista, no Centro do Recife. Ela passou mal após descobrir que tinha errado o local de prova e ficou nervosa achando que não iria conseguir chegar ao prédio correto. Depois de ser atendida por bombeiros de plantão no campus, a candidata se recuperou a tempo de fazer o Enem. 

Foram registrados problemas na aplicação de provas em pelo menos três cidades de Pernambuco, todas no interior. Em Escada, por falta de energia, 554 candidatos terão que fazer o Enem em janeiro. Em Carnaubeira da Penha, a interrupção de energia prorrogou a aplicação dos testes em um prédio por cerca de uma hora. 

Já no campus Petrolina do Instituto Federal Sertão pernambucano, dois laboratórios de informática apresentaram problemas. Com isso, houve atraso no início da prova do Enem digital para 40 candidatos. Eles deveriam ter iniciado o teste às 13h30, mas puderam começar a responder às questões apenas às 16h30 da tarde.

Confira mais informações na reportagem de Túlio Vasconcelos, clicando no play acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook