Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Procon-PE auxilia consumidores durante suspensão dos reajustes de plano de saúde

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Em casos de irregularidades, o cliente pode procurar o órgão agendar o atendimento pela internet e se deslocar até uma das unidades

Em casos de irregularidades, o cliente pode procurar o órgão agendar o atendimento pela internet e se deslocar até uma das unidades
28/08/2020
    Compartilhe:

A partir de setembro as operadoras de planos de saúde ficam proibidas de aplicar reajustes às mensalidades dos asseguradas pelo período de 120 dias. A medida anunciada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar, a ANS, vale tanto para contratos individuais, como para coletivos, como os empresariais, por exemplo. A suspensão dos reajustes anual e por mudança de faixa etária não se aplica aos planos odontológicos.

De acordo com a resolução da ANS, as cobranças voltarão a ser feitas com reajuste a partir de janeiro de 2021.

Mas se mesmo com o entendimento do órgão federal, o consumidor perceber que está sendo cobrado a mais, pode denunciar aos órgãos de defesa. O Procon-PE é um dos locais onde é possível buscar soluções para possíveis irregularidades. O cliente pode agendar o atendimento pela internet e se deslocar até uma das unidades. 

No caso dos planos coletivos, para os contratos que já tiverem sido reajustados entre janeiro e agosto de 2020, a mensalidade acrescida do percentual de reajuste não poderá ser cobrada nos meses de setembro a dezembro deste ano. Nesses meses, a mensalidade voltará a ter o valor cobrado pela operadora antes do reajuste 2020. Os contratos que ainda não tiverem sido reajustados não poderão ter o percentual de reajuste aplicado em 2020.

O Procon pode ser acionado pelo telefone 0800.282.1512. Para agendar atendimento presencial é necessário ir até o site pecidadao.pe.gov.br e fazer a solicitação. 

Confira mais informações na reportagem de Samuel Santos, disponível no play acima. 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook