Procon Recife orienta consumidores sobre troca de presentes de Dia das Mães
Se a mercadoria apresentar algum defeito ou problema, o fornecedor tem a obrigação de solucionar o problema.

Foto: divulgação/procon
Segundo o Código de Defesa do Consumidor, não é em todos os casos que o comerciante tem obrigação de realizar a troca. O Procon Recife dá orientações aos consumidores sobre a troca de presentes. Se o produto foi comprado em loja física e a troca foi solicitada por motivo de gosto ou tamanho, por exemplo, fica a critério do estabelecimento realizar ou não a substituição, se a mercadoria apresentar algum defeito ou problema, o fornecedor tem a obrigação de solucionar o problema.
Os bens não duráveis, ou seja, que se esgotam com o uso, como cosméticos, por exemplo, devem ser trocados em até 30 dias. Já os duráveis (eletrônicos, roupas, eletrodomésticos, por exemplo), em até 90 dias da data da compra. Como comenta o secretário-executivo do Procon Recife, Pablo Bismack.
Nas compras realizadas online, o consumidor tem o direito de arrependimento: ou seja, pode devolver o produto em até 7 dias após a sua chegada. Caso o consumidor tenha algum problema para efetuar a substituição, deve acionar o Procon Recife. A população pode registrar reclamações pelo Whatsapp (81) 3355 3286, site procon.recife.pe.gov.br ou através do e-mail: [email protected]. As queixas também podem ser realizadas presencialmente na sede do Procon Recife, localizada na Rua Carlos Porto Carreiro, 156, no bairro da Boa Vista.
Reportagem de Ana Júlia Duarte
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 08/06/2023
Corpus Christi: confira quais serviços municipais funcionam no Recife (08)
A cidade está com opções de lazer e cultura durante o dia
- Por REDAÇÃO
- 08/06/2023
Navio-Patrulha "Grajaú" realiza visitação pública gratuita nos dias 10 e 11 de junho em Recife
A visitação acontecerá por ordem de chegada
- Por REDAÇÃO
- 06/06/2023
Mulher é socorrida por helicóptero da PRF após sinistro entre carro e ônibus na BR-101, no Cabo
Nenhum ocupante do ônibus ficou ferido e o teste do bafômetro não indicou...