Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Economia

Produção industrial de Pernambuco tem recuo mais intenso do país em setembro

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Por outro lado, o país teve um resultado próximo da estabilidade, com um aumento de apenas 0,1%

Por outro lado, o país teve um resultado próximo da estabilidade, com um aumento de apenas 0,1%

Foto: Divulgação/Simpepe

08/11/2023
    Compartilhe:

A produção industrial de Pernambuco teve queda de 12,8% em setembro, a mais acentuada entre os 18 locais pesquisados pela Produção Industrial Mensal (PIM Regional) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), marcando o quarto resultado negativo consecutivo. Por outro lado, o país teve um resultado próximo da estabilidade, com um aumento de apenas 0,1%. 

De acordo com a gerente de planejamento e gestão do IBGE em Pernambuco, Fernanda Estelita, o resultado reafirma a tendência de desaceleração da indústria pernambucana. “A queda observada em setembro é a mais expressiva desde abril de 2020, no início da pandemia de coronavírus. Alguns fatores conjunturais podem justificar este comportamento, como as dificuldades de crédito e as taxas de juros aos produtores, que, embora tenham começado a cair, ainda se mantêm em patamares elevados”.

No período entre setembro deste ano e o mesmo mês de 2022, o volume de produção industrial em Pernambuco também diminuiu 4,6%, enquanto o país teve um aumento de 0,6%. No acumulado do ano, houve estabilidade em Pernambuco, em contraste com uma pequena queda de 0,2% na média brasileira. Nos últimos 12 meses, de outubro de 2022 a setembro de 2023, o Brasil manteve-se estável, enquanto Pernambuco experimentou uma redução de 5,2%.

Ouça a nota da repórter Clara dos Anjos clicando no play acima.
 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook