Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Recife

Reabertura do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, no Recife, é marcada por emoção e fé


Por: REDAÇÃO Portal

Centenas de fiéis e autoridades lotaram o Santuário para acompanhar a celebração religiosa

20/05/2025
    Compartilhe:

Centenas de fiéis e autoridades lotaram o Santuário para acompanhar a celebração religiosa

Foto: Lucas Arruda/CBN Recife

Quase nove meses após o desabamento do telhado, que vitimou duas pessoas, o Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora da Conceição do Morro, em Casa Amarela, na Zona Norte do Recife, está oficialmente reaberto. A missa de dedicação da Igreja e do Altar, na noite desta terça-feira (20), contou com a presença de centenas de fiéis, da governadora Raquel Lyra, do prefeito do Recife, João Campos, e de diversas autoridades. 

Foto: Divulgação/AOR

Presidindo a cerimônia religiosa, o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson, comparou o tempo de reconstrução do Santuário a uma gestação, marcada por várias etapas. 

“Vivemos as dores da perda de 2 pessoas, 25 pessoas feridas, um santuário com o teto destruído. Agora, com a unidade do povo, com a unidade também dos poderes municipal e estadual, recebemos de volta o nosso santuário, que é um símbolo de fé, de religião, mas também de cultura”, declarou.

O restauro completo da igreja durou 220 dias, e foi dividido em duas fases pelo Governo de Pernambuco, que investiu cerca de R$ 5 milhões na obra. A primeira etapa serviu para reconstrução total da cobertura metálica do templo. Já a segunda focou em restaurações internas, como melhorias na iluminação e no sistema elétrico.

Segundo a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, a entrega do Santuário do Morro da Conceição simboliza um olhar para o futuro, mas sem esquecer das vítimas e do que levou à tragédia.

“É uma igreja totalmente restaurada, que simboliza também a restauração dessa comunidade e da fé do povo, que precisa de cuidado. Desde o primeiro momento é isso que estamos buscando fazer. Agora, estamos entregando uma igreja totalmente restaurada, bonita de ver, segura”, apontou.

Foto: Miva Filho/Secom

Memória e celebração

Em 30 de agosto de 2024, com o desabamento do teto do Santuário do Morro da Conceição, duas pessoas morreram e outras 25 ficaram feridas. Para lembrar as vítimas, Antônio José dos Santos e Maria da Conceição de França Pinto, a Igreja passa a contar com uma placa dedicada a elas.

Para a fiél Cláudia Maria, de 53 anos, moradora do bairro de Casa Amarela, apesar da triste memória, o momento também serve para celebrar a continuidade da vida.

“É um momento de muita emoção, especial, porque há um ano minha filha estava aqui na celebração (uma noite antes do desabamento), e hoje eu vim agradecer esse momento especial pela vida dela, de muitos conhecidos amigos, pessoas especiais. Quando eu coloquei os pés aqui dentro, fiquei muito emocionada, glorificando a vida. Lógico, a gente sente pelas outras vítimas, mas glorifica porque muitos conseguiram sobreviver. Hoje viemos aqui agradecer”, ressaltou.

Miva Filho/Secom

Causas do acidente

O laudo do Instituto de Criminalistica, divulgado em dezembro de 2024, mostrou que o teto do Santuário de Nossa Senhora da Conceição desabou pela oxidação de parafusos que seguravam uma das treliças da estrutura. Entre outros elementos, o peso de paineis solares instalados poucos dias antes também contribuiu para a queda.

A reabertura do Santuário Arqudiocesano do Morro da Conceição, no Recife, não encerra a triste memória deixada pela tragédia e pela perda de duas pessoas tão queridas pela comunidade. Mas o dia 20 de maio de 2025 ficará marcado na história da capital pernambucana como um dia de celebração e recomeço.

Reportagem - Lucas Arruda

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook