Recife é a 11º capital brasileira com mais pessoas em situação de rua, aponta levantamento
Pernambuco é um dos 12 estados onde as capitais apresentaram aumento na quantidade de pessoas em situação de rua em 2025

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Em março deste ano, o número de pessoas em situação de rua no Brasil, registradas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), chegou a 335.151, registrando um aumento de 0,37% em comparação a dezembro do ano passado.
De acordo com o levantamento do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua (OBPopRua/Polos-UFMG), a região Nordeste concentra 14% desse número com 48.374 pessoas que vivem nessa condição.
Nesse contexto, em relação à série histórica, Pernambuco é um dos 12 estados onde as capitais apresentaram aumento na quantidade de pessoas em situação de rua. Atualmente, Recife é a 11º capital brasileira com mais pessoas nessa condição.
Ainda segundo a análise, 84% da população em situação de rua no país são homens, e 88% têm idades entre 18 e 59 anos. Mais da metade (52%) não concluiu o ensino fundamental ou não têm instrução, e 81% sobrevivem com até R$ 109 por mês, o que é equivalente a apenas 7,18% do salário mínimo atual.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 29/07/2025
Estado divulga abertura de novo ciclo do Programa Mães de Pernambuco; confira requisitos
Ação garante auxílio mensal de R$ 300 a mulheres em situação de extrema...
- Por REDAÇÃO
- 25/07/2025
Previsão climática confirma precipitação acumulada dentro do normal no Agreste, Zona da Mata e RMR
Levantamento realizado abrange os meses entre agosto e outubro deste ano
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
TCE-PE identifica irregularidades na construção do Hospital Mestre Dominguinhos, em Garanhuns
Licitação da unidade hospitalar no Agreste Meridional está suspensa