Recife inicia processo de armamento gradual da Guarda Municipal
Rio de Janeiro e Recife são as únicas capitais onde os agentes não possuem arma de fogo

Foto: Edson Holanda/Prefeitura do Recife
O prefeito do Recife, João Campos (PSB), protocolou o pedido de cooperação técnica necessário para iniciar o processo de implantação do armamento gradual da Guarda Municipal. O ato aconteceu na superitendência da Polícia Federal em Pernambuco, nesta quarta-feira (9), junto ao superintendente Antônio de Pádua.
De acordo com a Prefeitura do Recife, o processo será composto pelas seguintes etapas: criação da Corregedoria e da Ouvidoria próprias da Guarda Municipal; avaliação psicológica obrigatórias para os agentes selecionados; treinamento técnico especializado para manuseio de armas; uso obrigatório de câmeras corporais (bodycams) para garantir transparência e segurança durante as ações.
Os agentes municipais armados poderão realizar policiamento ostensivo e comunitário, o que é constitucional, segundo entendimento fixado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em fevereiro deste ano, desde que sejam respeitados limites. Por exemplo, as guardas municipais armadas não devem se sobrepor, mas sim cooperar com as atribuições das polícias Civil e Militar. Investigar também não faz parte das atribuições da Guarda Municipal.
De acordo com João Campos (PSB), será possível ampliar a presença dos agentes nos territórios e fortalecer a atuação conjunta com outras forças de segurança pública.
“Demos o primeiro passo formal para o armamento gradual da Guarda Municipal do Recife. Este será um processo sério, com etapas bem definidas, e que prioriza a segurança dos recifenses e o treinamento rigoroso dos guardas municipais”, destacou o prefeito.
A Pesquisa de Informações Básicas Municipais, do IBGE (2023), mostra que das capitais que possuem guarda municipal, apenas Recife e Rio de Janeiro não fazem uso de armas de fogo. No caso do Rio, o prefeito Eduardo Paes (PSD) estrutura a criação da Força Municipal de Segurança, cujo projeto já foi encaminhado à Câmara de Vereadores da capital fluminense. No Recife, os trabalhos estão sendo conduzidos pela Secretaria de Ordem Pública e Segurança, chefiada por Alex Rebêlo.
Reportagem - Lucas Arruda
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 30/04/2025
Servidores públicos do Recife entram em greve nesta quarta-feira
A greve interfere no funcionamento de empresas como a URB, Emlurb e CONVIVA
- Por REDAÇÃO
- 29/04/2025
Prefeitura intensifica limpeza do Canal do Jiquiá como parte da Ação Inverno 2025
Intervenção no Curado já retirou mil toneladas de resíduos e busca...
- Por REDAÇÃO
- 29/04/2025
Raquel Lyra assina ordem de serviço da restauração do Liceu de Artes e Ofícios, no Centro do Recife
Prédio será revitalizado para abrigar uma nova Escola Técnica Estadual...
- Por REDAÇÃO
- 28/04/2025
Polícia Militar resgata criança perdida no Centro do Recife
Menino de 11 anos foi encontrado chorando por ciclopatrulheiros
- Por REDAÇÃO
- 28/04/2025
Recife ocupa o 21° lugar no ranking de capitais brasileiras com maior qualidade de vida
Os dados são do Índice de Progresso Social (IPS), referentes ao ano de 2024
- Por REDAÇÃO
- 25/04/2025
Recife adota plataforma digital para gerir abrigos emergenciais com mais eficiência
Sistema permite cadastro de pessoas acolhidas, monitoramento da ocupação e...