Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Acontece

Recife recebe líderes femininas de 20 países para promover formação política


Por: REDAÇÃO Portal

Evento acontece entre os dias 22 e 25 de maio, na Torre Malakoff

20/05/2025
    Compartilhe:

Evento acontece entre os dias 22 e 25 de maio, na Torre Malakoff

Foto: Vanessa Bahé/G1

Recife será palco de um encontro internacional que reunirá cerca de 200 mulheres que atuam na política institucional em mais de 20 países da América Latina, Caribe e África. As participantes representam diversos movimentos sociais, como os movimentos negro, indígena, juvenil e LGBTQIA+. O evento acontecerá na Torre Malakoff, entre os dias 22 e 25 de maio.

A iniciativa é promovida pelo Instituto Update, em colaboração com 12 organizações integrantes de um comitê internacional. O objetivo é fortalecer articulações que envolvem desde a formação política até o enfrentamento à violência, passando pela comunicação comunitária e a atuação em espaços institucionais. A proposta é reunir mulheres que exercem liderança política em territórios onde o Estado muitas vezes está ausente, promovendo novas formas de representação e protagonismo.

Denominado Conecta Latinas, o encontro incluirá o lançamento de um levantamento inédito: o Mapeamento de Iniciativas de Apoio à Liderança Política na América Latina, realizado em parceria com a Better Politics Foundation. O estudo identificou e analisou 207 ações que promovem o aumento da presença feminina na política da região.

Entre os destaques da programação — que contará com mais de 20 mesas de debate — estão o Festival de Música e Imaginação Política e a exibição do documentário Igualada, que retrata a trajetória de Francia Márquez, atual vice-presidenta da Colômbia. Todas as atividades serão abertas ao público.

Figuras como Epsy Campbell (ex-vice-presidenta da Costa Rica), Robeyonce Lima (ex-deputada estadual por Pernambuco), Valdecir Nascimento (Articulação de Mulheres Negras Brasileiras), Paola Cabezas (deputada nacional do Equador) e Leonela Massocolo (ativista de Angola) já confirmaram presença.

A programação completa e aberta ao público pode ser consultada no site do Instituto Update.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook