Pela primeira vez, desde o início da pandemia, a capital pernambucana soma 10 dias consecutivos sem notificações de óbitos causados pela covid-19.

Foto: Pexels
Pela primeira vez, desde o início da pandemia, a capital pernambucana soma 10 dias consecutivos sem notificações de óbitos causados pela covid-19. De acordo com a prefeitura, o intervalo ocorreu de 11 a 20 de março e o mês também possui a contagem de mais dias sem ocorrência de mortes, totalizando 18 dias alternados até o relatório mais recente. A gestão municipal explica que os números podem sofrer alterações diante da atualização diária do banco de dados.
Antes disso, o maior período sem registros de óbitos pelo novo coronavírus foi em janeiro deste ano, quando se passaram quatro dias seguidos sem novas notificações. O terceiro maior período sem ocorrências de mortes por covid-19 foi em novembro e dezembro de 2021, quando transcorreram três dias consecutivos sem notificações. Já os meses que registraram mais dias alternados sem notificação de óbitos foram: novembro de 2021, com nove dias, e dezembro de 2021, com oito dias.
Para a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, a perda de força dos indicadores servem para um ter um termômetro da pandemia da covid-19. “Nesse momento, observamos redução nos casos leves, graves e nos óbitos por covid, também. Ainda de acordo com a gestora de saúde, o cenário é reflexo da vacinação.
Após picos de muitos casos e óbitos, o cenário epidemiológico da covid-19 no Recife vem se modificando positivamente. Para se ter ideia, em março de 2021, foram registradas 544 mortes por síndrome respiratória aguda grave (srag) causadas pelo novo coronavírus. Já em março deste ano, até o dia 26, foram notificados 11 óbitos. Isso representa uma queda de 97,9%, segundo dados da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde (Sesau) do município.
Além disso, ainda houve diminuição no número de registros de casos de srag. Em março de 2021, foram confirmados 1.460 casos deste tipo e, em março deste ano, até o momento, foram 12 - configurando uma redução de 99,1%.
Confira as informações com o repórter Fernando Alvarenga, clicando no play acima.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 02/07/2025
Recife amplia vacinação contra meningite bacteriana; confira locais e documentos necessários
Dose de reforço está disponível para crianças de 12 meses de idade
- Por REDAÇÃO
- 02/07/2025
Hospital Geral da Mirueira, em Paulista, inaugura 12 leitos para mulheres dependentes de álcool e drogas
Internação será, preferencialmente, de curta duração
- Por REDAÇÃO
- 30/06/2025
Ministério da Saúde amplia proteção contra meningite com nova vacina para crianças
Reforço aos 12 meses passa a ser feito com a vacina meningocócica ACWY, que...
- Por REDAÇÃO
- 26/06/2025
HR já registra 41 atendimentos em vítimas de queimaduras neste mês de junho
A maior concentração de casos de queimaduras ocorreu entre os dias 24 e 25
- Por REDAÇÃO
- 26/06/2025
Dose de reforço de vacina contra meningite terá proteção maior
Bebês de 12 meses agora serão imunizados contra quatro sorotipos
- Por REDAÇÃO
- 25/06/2025
Ministério da Saúde confirma que vacina contra a dengue deve estar disponível no início de 2026
Imunizante está sendo desenvolvido pelo Instituto Butantan