Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Réveillon 2024: entenda quais os riscos do uso incorreto de fogos de artifício

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Em séculos de existência, a prática de iluminar os céus com o artefato encanta, mas é preciso ter alguns cuidados para evitar que acidentes aconteçam

Em séculos de existência, a prática de iluminar os céus com o artefato encanta, mas é preciso ter alguns cuidados para evitar que acidentes aconteçam

Foto: Reprodução / G1

27/12/2023
    Compartilhe:

O ano de 2024 se aproxima, e com isso o ano de 2023 se despede de todos nós. E como já é tradicional, o uso de fogos de artifício durante as festas de Réveillon celebra essa passagem. Em séculos de existência, a prática de iluminar os céus com as variadas formas e cores com o artefato encanta, mas é preciso ter alguns cuidados para evitar que acidentes aconteçam e a festa seja estragada em questão de segundos. 

De acordo com dados do Ministério da Saúde apontam que de 2019 a 2022, foram registradas 1.548 internações no Sistema Único de Saúde (SUS) por ferimentos causados por fogos de artifício. A média é de um caso por dia. Até o momento, em 2023, informações preliminares revelam um total de 266 internações com o mesmo perfil, efetuadas entre janeiro e setembro.

A enfermeira e tutora do curso de Enfermagem da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), Suzana Lins aponta quais os riscos com o manuseio incorreto dos fogos de artifício.

Com relação às crianças, os cuidados no manuseio desses fogos de artifício devem ser redobrados, como destaca Suzana Lins.

Por fim, a enfermeira Suzana Lins explica como proceder em casos de queimadura.

Então, neste momento de celebração, ao comemorar com fogos de artifício, adote medidas de prevenção à acidentes com o artefato. Se possível, vá a praia e admire de longe, afinal, o Recife e cidades da Região Metropolitana organizaram uma programação repleta de luz, cores e muita música para receber o novo ano da melhor forma.

Confira as informações com o repórter Guilherme Camilo, clicando no 'play' acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook