Esta é a primeira vez que a bandeira vermelha patamar 2 é acionada desde agosto de 2021
Foto: Reprodução/ADRIANA TOFFETTI/A7 PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO/ via g1
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que, neste mês de setembro, entra em vigor a bandeira tarifária vermelha patamar 2. Com isso, será cobrado um custo adicional de R$ 7,87 a cada 100 quilowatts consumidos. Esta é a primeira vez que a bandeira vermelha patamar 2 é acionada desde agosto de 2021, após um longo período de bandeira verde, que se manteve até julho de 2024, quando foi substituída pela bandeira amarela.
A mudança ocorre em um cenário de previsão de chuvas abaixo da média para o mês. Para ajudar os consumidores a enfrentarem o aumento nos custos, a CBN Recife conversou com o supervisor de eficiência energética da Neoenergia Pernambuco, Artur Costa, sobre dicas de economia de energia.
“A gente foca muito em dois equipamentos que são os que mais consomem energia dentro da residência, que é o ar-condicionado e a geladeira. Na hora de comprar o equipamento é muito importante a gente verificar se ele tem selo Procel, que garanta que aquele equipamento é o mais eficiente de sua categoria, ou na ausência do selo Procel verificar se tem selado o Inmetro, que garanta que aquele equipamento é eficiente. E a partir disso a gente parte para algumas dicas de economia. Às vezes a gente encontra a geladeira perto de uma fonte de calor, por exemplo, do lado do fogão. Então toda vez que aquele fogão esquenta, esquenta a geladeira, que acaba consumindo um pouco mais de energia. Também é comum a gente encontrar a geladeira muito próxima à parede, ela precisa ter uma distância mínima de 10 cm entre ela e a parede para conseguir respirar e o rendimento aumentar. Também evitar de colocar alimentos quentes dentro da geladeira, evitar de ficar abrindo sempre a porta para verificar se tem alimento. No ar-condicionado, é muito importante a gente verificar também a temperatura que a gente usa. Tem muita gente que usa 16, 17 graus e isso acaba consumindo muita energia. O ideal é colocar numa temperatura de 22, 23 graus, que já ajuda bastante a reduzir a fatura de energia. Um ponto importante também é sempre verificar a vedação das portas, das janelas e sempre manter o filtro limpo.”
Ouça a matéria da repórter Clara dos Anjos clicando no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 18/09/2024
Horário de verão tem apoio de 54,9% da população, diz estudo
Maior índice de aprovação é visto no Sul, Sudeste e Centro-Oeste
- Por REDAÇÃO
- 13/09/2024
Pernambuco registra aumento de 4,1% do PIB estadual
Agropecuária foi o setor que demonstrou maior crescimento
- Por REDAÇÃO
- 12/09/2024
Banco do Nordeste aumenta em quase 30% patrimônio de fundos de investimento
Performance foi puxada pela entrada de novos cotistas nos 25 fundos...
- Por REDAÇÃO
- 11/09/2024
Inflação apresenta queda no Grande Recife, segundo IBGE
Para o economista Sandro Prado, o resultado é positivo, mas não representa...
- Por REDAÇÃO
- 09/09/2024
Confiança do empresário do comércio se mantém estável, no Recife, em agosto
O índice de desempenho do comércio em Recife teve alta de 2,1%, alcançando...
- Por REDAÇÃO
- 03/09/2024
Raquel Lyra sanciona Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2025
Projeto de Lei foi aprovado pelos deputados, por unanimidade, na última...