Secretaria de Saúde do Recife chama atenção para o diagnóstico e tratamento da Tuberculose

Foto: Divulgação/Secretaria de Saúde do Recife
Esta semana é marcada pelo Dia Mundial da Tuberculose. A data (24.03) serve para lembrar a importância do diagnóstico precoce da doença. No Recife, a Linha de Cuidado ao Paciente com Tuberculose está em vigor desde 2019. O programa uniformiza os protocolos e diretrizes presentes no Plano Nacional pelo Fim da Tuberculose, do Ministério da Saúde.
A tuberculose pode ser detectada de duas formas: através do teste do escarro, em que é coletada amostra de secreção, ou pela avaliação clínica. A coordenadora do Programa Municipal de Controle da Tuberculose do Recife, Monica Simplicio, informa o procedimento:
SONORA DE MONICA
O tratamento com antibiótico para os casos positivos de tuberculose dura no mínimo seis meses e é disponibilizado exclusiva e gratuitamente pelo SUS. Na capital pernambucana, sete unidades de referência oferecem atendimento com pneumologista: Policlínicas Gouveia de Barros, no bairro da Boa Vista; Albert Sabin, na Tamarineira; Lessa de Andrade, no bairro da Madalena; Agamenon Magalhães, em Afogados; Clementino Fraga, no Vasco da Gama; e no Centro de Saúde Romildo Gomes, na Imbiribeira; e no Pina (no bairro de mesmo nome).
Segundo o Ministério da Saúde, cada paciente com tuberculose pulmonar que não se trata pode infectar, em média, 10 a 15 pessoas por ano. Em Recife, foram diagnosticados 1.962 novos casos da doença no ano passado - mais da metade dos pacientes foram curados.
Ouça nota da repórter Taynã Olimpia no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 26/04/2025
Fiocruz alerta para aumento de hospitalizações por Influenza A no Brasil
Distrito Federal e 13 estados registram crescimento de casos de Síndrome...
- Por REDAÇÃO
- 25/04/2025
Vacina contra herpes-zóster deve ser incorporada ao SUS até 2026, diz Ministério da Saúde
Atualmente disponível apenas na rede privada, imunizante pode custar até R$...
- Por REDAÇÃO
- 24/04/2025
Enfermagem do Recife aprova estado de greve após impasse com a Prefeitura
Categoria rejeita proposta de reajuste salarial de 1,5% e cobra valorização...
- Por REDAÇÃO
- 24/04/2025
SES-PE reforça vacinação na rede estadual direcionada a estudantes menores de 15 anos
Ação acontece na última semana letiva de cada mês desde 2023
- Por REDAÇÃO
- 24/04/2025
Recife oferece programação esportiva e serviços de saúde gratuitos em Boa Viagem
O evento ocorrerá neste domingo (27), de forma gratuita e para todas as...
- Por REDAÇÃO
- 24/04/2025
Pernambuco confirma dois óbitos por dengue em 2025; outras 14 mortes são investigadas
Com baixa incidência, o estado soma 11 mil casos notificados da doença