Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Secretaria de Saúde do Recife chama atenção para o diagnóstico e tratamento da Tuberculose

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Foto: Divulgação/Secretaria de Saúde do Recife

22/03/2023
    Compartilhe:

Esta semana é marcada pelo Dia Mundial da Tuberculose. A data (24.03) serve para lembrar a importância do diagnóstico precoce da doença. No Recife, a Linha de Cuidado ao Paciente com Tuberculose está em vigor desde 2019. O programa uniformiza os protocolos e diretrizes presentes no Plano Nacional pelo Fim da Tuberculose, do Ministério da Saúde.

A tuberculose pode ser detectada de duas formas: através do teste do escarro, em que é coletada amostra de secreção, ou pela avaliação clínica. A coordenadora do Programa Municipal de Controle da Tuberculose do Recife, Monica Simplicio, informa o procedimento:

SONORA DE MONICA

O tratamento com antibiótico para os casos positivos de tuberculose dura no mínimo seis meses e é disponibilizado exclusiva e gratuitamente pelo SUS. Na capital pernambucana, sete unidades de referência oferecem atendimento com pneumologista: Policlínicas Gouveia de Barros, no bairro da Boa Vista; Albert Sabin, na Tamarineira; Lessa de Andrade, no bairro da Madalena; Agamenon Magalhães, em Afogados; Clementino Fraga, no Vasco da Gama; e no Centro de Saúde Romildo Gomes, na Imbiribeira; e no Pina (no bairro de mesmo nome).

Segundo o Ministério da Saúde, cada paciente com tuberculose pulmonar que não se trata pode infectar, em média, 10 a 15 pessoas por ano. Em Recife, foram diagnosticados 1.962 novos casos da doença no ano passado - mais da metade dos pacientes foram curados.

Ouça nota da repórter Taynã Olimpia no play acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook