Secretaria Estadual de Saúde atualiza regras de isolamento para quem testar positivo para Covid-19
pacientes assintomáticos devem se isolar por sete dias

Foto: Reprodução/G1
O Estado de Pernambuco anunciou nesta terça-feira a redução de dez para sete dias o prazo do isolamento obrigatório para pessoas sem sintomas da covid-19.
A divulgação foi realizada em nota técnica, responsável pela validação de ações de isolamento para pacientes com covid.
De acordo com as novas disposições, quando houver confirmação da doença, devem ser cumpridas medidas a partir das condições clínicas de cada pessoa.
Quem apresentar sintomas leves ou moderado deve ficar em isolamento por dez dias. A liberação pode ser feita após o décimo dia da data do início dos sintomas, desde que permaneça mais de vinte e quatro horas sem sintomas respiratórios, sem febre e sem uso de medicamentos antitérmicos.
Por sua vez, pessoas assintomáticas precisam cumprir isolamento por um período de sete dias, que deve ser iniciado a partir da data da coleta da amostra. O paciente poderá ser liberado após o sétimo dia da data da coleta do exame, desde que permaneça sem sintomas respiratórios, sem febre e sem uso de medicamentos antitérmicos.
Em contraposição ao posicionamento do Ministério da Saúde, a nota técnica da Secretaria Estadual de Saúde não recomenda a suspensão do isolamento no quinto dia completo do início dos sintomas desde que permaneça sem febre, sem o uso de medicamentos antitérmicos há pelo menos vinte e quatro horas, a partir da realização do teste com resultado não detectado para RT-PCR ou não reagente para teste rápido de antígeno.
O objetivo da iniciativa é evitar uma maior disseminação do coronavírus na população pernambucana.
O texto apresenta oito pontos e elenca ainda dados sobre pessoas elegíveis para testagem, exames, orientações de isolamento, dentre outros.
Confira mais informações na reportagem de Túlio Vasconcelos, clicando no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 26/04/2025
Fiocruz alerta para aumento de hospitalizações por Influenza A no Brasil
Distrito Federal e 13 estados registram crescimento de casos de Síndrome...
- Por REDAÇÃO
- 25/04/2025
Vacina contra herpes-zóster deve ser incorporada ao SUS até 2026, diz Ministério da Saúde
Atualmente disponível apenas na rede privada, imunizante pode custar até R$...
- Por REDAÇÃO
- 24/04/2025
Enfermagem do Recife aprova estado de greve após impasse com a Prefeitura
Categoria rejeita proposta de reajuste salarial de 1,5% e cobra valorização...
- Por REDAÇÃO
- 24/04/2025
SES-PE reforça vacinação na rede estadual direcionada a estudantes menores de 15 anos
Ação acontece na última semana letiva de cada mês desde 2023
- Por REDAÇÃO
- 24/04/2025
Recife oferece programação esportiva e serviços de saúde gratuitos em Boa Viagem
O evento ocorrerá neste domingo (27), de forma gratuita e para todas as...
- Por REDAÇÃO
- 24/04/2025
Pernambuco confirma dois óbitos por dengue em 2025; outras 14 mortes são investigadas
Com baixa incidência, o estado soma 11 mil casos notificados da doença