Sem luz, sem voos: Aeroporto do Recife fica 5 horas sem funcionar após problemas no sistema de balizamento do terminal; Procon-PE notifica Aena Brasil e companhias aéreas
Segundo a Aena Brasil, a operadora aeroportuária responsável pelo aeroporto, o circuito de luzes era “alimentado por dois sistemas de baterias independentes, e ambos apresentaram problemas”

Foto: g1
Após falha no sistema de iluminação da pista de pouso e decolagem do Aeroporto Internacional dos Guararapes, localizado na Imbiribeira, Zona Sul do Recife, que deixou o terminal, pelo menos, 5 horas sem funcionar, desde o fim da tarde até às 21h30 deste domingo (26), o Procon-PE, notificou a administração do aeroporto e as companhias aéreas operantes no momento.
À Aena Brasil, operadora aeroportuária responsável pelo Aeroporto do Recife, é solicitado esclarecimento do porquê do ocorrido; às companhias aéreas, a prova do “cumprimento da resolução 400 da ANAC, em que as empresas devem prestar toda a assistência aos passageiros”.
Segundo a Aena, o sistema de balizamento do terminal era “alimentado por dois sistemas de baterias independentes, e ambos apresentaram problemas”. Ainda segundo a empresa, toda a equipe de manutenção foi mobilizada para resolver o problema; a previsão de retorno das operações era às 19h, o que não aconteceu.
A Aena emitiu novo comunicado, às 19h10, informando que o problema que provocou a falha no sistema de iluminação foi identificado e deu-se uma nova previsão de retorno às 19h40, o que também não aconteceu.
Somente às 21h30, a operadora portuária informou que “o sistema de iluminação da pista de pouso e decolagem voltou a funcionar, proporcionando o retorno das operações”. A empresa desculpas pelos transtornos causados pela interrupção, já que devido ao não funcionamento vários voos foram cancelados, o que deixou a área de embarque do terminal lotada, sem cadeiras para todos passageiros se acomodarem.
Confira mais informações na reportagem de Assíria Florêncio, disponível no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 21/04/2025
Missa em sufrágio do Papa Francisco acontece no Santuário do Morro da Conceição nesta segunda
Cerimônia começará por volta das 18h30, aos pés da imagem da Imaculada...
- Por REDAÇÃO
- 18/04/2025
Recife entrega obras de contenção de encostas no Alto 13 de Maio
As intervenções fazem parte da Ação Inverno 2025
- Por REDAÇÃO
- 09/04/2025
Olinda moderniza sinalização do Sítio Histórico para valorizar turismo e patrimônio
Iniciativa inclui placas com QR Codes e conteúdos multilíngues;...
- Por REDAÇÃO
- 07/04/2025
Justiça determina retirada de fiação aérea no Sítio Histórico de Olinda
Decisão que rede elétrica seja embutida para preservar patrimônio tombado...
- Por REDAÇÃO
- 06/04/2025
Jaboatão anuncia nova ferramenta para reforçar alertas de chuvas
O DCA emite alertas severos e extremos de chuva intensa por meio do serviço...