
Em Pernambuco, até 11 de novembro, foram confirmados 2.876 casos de dengue e 773 de chikungunya

Foto: Pexels
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), lançou o Plano Estadual de Contingência das Arboviroses para 2024, e mobiliza os municípios do Estado para ação conjunta voltada para o Dia Nacional de Combate à Dengue, que foi celebrado no dia 19 de novembro. Durante esta semana serão realizadas atividades educativas em escolas públicas municipais, ações de panfletagem e abordagem em comércios, em parceria com as cidades de Olinda e Goiana, além de atividades no Agreste, em Pesqueira, na Aldeia do Povo Xukuru.
O documento é formado por um plano de ação, com trabalhos que serão desencadeados e/ou intensificados para o enfrentamento dessas doenças nos municípios pernambucanos, a partir da análise do perfil epidemiológico e entomológico das arboviroses no Estado e a organização da rede de atenção à saúde para atendimento desses casos.
O diretor geral de Vigilância Ambiental e Saúde do Trabalhador da SES-PE, Eduardo Bezerra, detalha a importância dessa preparação para orientar a população pernambucana. “O Plano de Contingência é uma preparação. A gente espera não ser necessário utilizá-lo, mas havendo um quadro onde requeira esse tipo de atitude mais efetiva dos gestores municipal, estadual e federal, que eles já saibam antecipadamente o que fazer. Por isso, este Plano é tão importante”, afirma Eduardo.
De acordo com a SES-PE, em Pernambuco, até 11 de novembro (Semana Epidemiológica 45), foram confirmados 2.876 casos de dengue e 773 de chikungunya. Até o momento, não foram confirmados casos de zika no Estado. O atual panorama epidemiológico para as arboviroses, em especial a dengue, é de estabilidade com baixo número de notificações. A SES-PE ainda reforça que o período de aumento de casos das arboviroses em Pernambuco vai de março a julho.
Divulgação: SES-PE
Ouça a matéria do repórter Israel Teixeira, clicando no ‘play’ acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 02/12/2023
Dezembro Vermelho: Campanha atua na conscientização, combate e prevenção ao HIV/Aids
Cerca de 40% dos novos casos de infecções por HIV e pouco mais de 20% das...
- Por REDAÇÃO
- 02/12/2023
Queda de energia no Hospital Otávio de Freitas provoca a transferência de 40 pacientes
No total, 40 pacientes que estavam internados nas Unidades de Terapia...
- Por REDAÇÃO
- 01/12/2023
Hospital do Câncer de Pernambuco dá início a campanha “Dezembro Laranja”
A ideia é mostrar a necessidade da população de reforçar os cuidados de...
- Por REDAÇÃO
- 01/12/2023
Governo do Estado instala mais 22 novos leitos em grandes emergências de Pernambuco
Somente este ano foram abertos 318 novos leitos no Estado
- Por REDAÇÃO
- 30/11/2023
Recife promove Dezembro Vermelho pela conscientização e combate ao HIV/Aids
Programação amplia os locais de testagem e promove palestras sobre o tema
- Por REDAÇÃO
- 30/11/2023
Pernambuco reforça rede de saúde com nomeação de mais 138 médicos
Ao todo foram contempladas 11 especialidades