SES transfere leitos de UTI pediátria do Hospital Correia Picanço para o Hospital Barão de Lucena
A decisão foi tomada com base na alta demanda por atendimento de SRAG

Foto: Reprodução/CBN Recife
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) transferiu os cinco leitos de UTI pediátrica do Hospital Correia Picanço, na Tamarineira, na Zona Norte do Recife, para o Hospital Barão de Lucena, no bairro da Iputinga, na Zona Oeste. A decisão foi tomada com base na emergência sanitária causada pela alta demanda por atendimento de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em crianças.
Segundo a pasta, a equipe multiprofissional da UTI pediátrica do Correia Picanço também será transferida para o Barão de Lucena, que passará a contar com 10 leitos. A medida faz parte do plano de contingência permanente para o enfrentamento das doenças respiratórias graves na infância. Em 2025, já foram abertos 305 leitos pediátricos em Pernambuco.
A transferência dos leitos foi discutida em conjunto com representantes do HCP, do Conselho Regional de Medicina do Estado de Pernambuco (Cremepe) e do Sindicato dos Médicos (Simepe).
Crianças internadas por meningite
A reorganização também vai interferir no atendimento das crianças internadas por meningite no Hospital Correia Picanço. Agora, o serviço será prestado no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), em Santo Amaro. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, o HUOC tem infraestrutura especializada, com enfermarias e UTIs dedicadas a doenças infectocontagiosas pediátricas.
Em 2024, o Hospital Correia Picanço registrou 119 casos pediátricos de meningite, dos quais 17 exigiram internação em UTI (média de 1,4 paciente/mês). Os demais 102 casos foram tratados em enfermaria, com baixa ocupação da UTI pediátrica, que chegou a registrar índices inferiores a 30-40% em alguns períodos. Essa análise também influenciou a decisão pela transferência das equipes e a otimização dos leitos para o atendimento a casos de SRAG no Hospital Barão de Lucena.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 02/08/2025
SUS realiza primeira cirurgia cardíaca teleorientada em Pernambuco
Tecnologia permite que especialistas de São Paulo orientem, em tempo real,...
- Por REDAÇÃO
- 01/08/2025
Criança é diagnosticada com meningite tipo B em Garanhuns, mas apresenta melhora
Caso raro da forma bacteriana grave da doença foi confirmado por exame;...
- Por REDAÇÃO
- 01/08/2025
Projeto da UFPE busca voluntárias para pesquisa sobre câncer de mama
As mulheres irão receber uma avaliação física e cardiológica e acesso ao...
- Por REDAÇÃO
- 31/07/2025
Prefeitura disponibiliza duas mil vagas em Mamógrafo Móvel em bairros do Recife; confira
Ao todo, veículo irá circular por 25 locais diferentes em agosto
- Por REDAÇÃO
- 31/07/2025
Secretaria de Saúde de Pernambuco confirma quinta morte por dengue em 2025
A vítima foi um homem de 74 anos, morador de Ouricuri, no Sertão