Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Setembro Verde alerta população sobre a importância da doação de órgãos

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

O Brasil é referência no ramo, como o primeiro país do mundo em número de transplantes feito pelo sistema público de saúde

O Brasil é referência no ramo, como o primeiro país do mundo em número de transplantes feito pelo sistema público de saúde

Foto: HRSJC

02/09/2022
    Compartilhe:

Setembro chegou com um alerta importante: é o mês de conscientização sobre a importância da doação de órgãos. O Brasil é referência no ramo, como o primeiro país do mundo em número de transplantes feito pelo sistema público de saúde. A cor verde foi escolhida para representar a esperança em momentos decisivos, que acabou se tornando símbolo mundial da doação de órgãos.

Para o médico cirurgião do aparelho digestivo e cirurgia hepatobiliar César Lyra, a parte mais importante desse processo é a conversa com a família. Esclarecer o seu desejo de ser doador de órgãos é uma das primeiras etapas.

O médico ressalta que a iniciativa não precisa surgir apenas dos doadores. Os profissionais de saúde precisam estar capacitados para a situação, não só na parte de tirar dúvidas mas também para conseguir possíveis doadores.

Atualmente, para ser um doador de órgãos no Brasil, basta comunicar sua família sobre a decisão. Existem 2 tipos de doadores: o saudável, que concorde com a doação, podendo doar um dos rins, parte do fígado, medula óssea e parte do pulmão e por fim, o falecido, pacientes com morte encefálica comprovada, essa última sendo regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina.

Ouça a matéria da repórter Lara Sá clicando no play acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook