Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Acontece

Sudene desenvolve estudo para viabilizar trem de passageiros do Recife até Caruaru; entenda


Por: REDAÇÃO Portal

Proposta inclui avaliar o estado atual da infraestrutura existente

22/07/2025
    Compartilhe:

Proposta inclui avaliar o estado atual da infraestrutura existente

Foto: Reprodução/IBGE

A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), vai realizar dois estudos voltados para a implantação ou modernização de trechos ferroviários estratégicos em Pernambuco. As análises fazem parte do esforço do Governo Federal para fortalecer a infraestrutura logística da região e aumentar a competitividade dos arranjos produtivos locais. O anúncio foi feito nesta terça-feira (22), pelo superintendente, Danilo Cabral.

O primeiro estudo analisará a viabilidade de reativar um trecho ferroviário para transporte de passageiros entre Recife e Caruaru, no Agreste pernambucano, com cerca de 120 km de extensão. A proposta inclui avaliar o estado atual da infraestrutura existente para verificar se é possível sua recuperação ou se será necessário construir uma nova linha férrea. Após essa análise inicial, será feita uma avaliação técnica e ambiental para verificar a viabilidade do projeto. Essa iniciativa da Sudene está alinhada às ações do Governo Federal para ampliar o transporte ferroviário de passageiros, que também prevê trechos como Salvador–Feira de Santana (BA), Fortaleza–Sobral (CE) e São Luís–Itapecuru Mirim (MA), planejados pelo Ministério dos Transportes por meio da Infra S.A.

O segundo estudo terá como foco o transporte de cargas e prevê a implantação ou revitalização de um trecho ferroviário de aproximadamente 250 km entre Petrolina e Salgueiro, no Sertão pernambucano. A intenção é melhorar a logística da fruticultura irrigada do Vale do São Francisco, além de outras produções, conectando-as à Ferrovia Transnordestina e facilitando o acesso aos portos de Suape (PE) e Pecém (CE). A nova ferrovia também reforçaria a posição estratégica de Petrolina como polo hidroferroviário, por sua localização às margens do Rio São Francisco, que oferece mais de 1.300 km navegáveis.

Salgueiro, por sua vez, é um importante entreposto logístico por estar no entroncamento das BRs 232 e 116 e integrar a malha da Transnordestina. A integração entre os modais rodoviário, ferroviário e hidroviário promete ganhos significativos de eficiência para a economia da região. A formalização da parceria com a UFPE deve acontecer nas próximas semanas, e a expectativa é que os estudos sejam concluídos e apresentados no primeiro trimestre de 2026.

Not��cias Relacionadas

Comente com o Facebook