TCU acata representação do MPF e MPCO sobre má contabilização de verbas da educação em Pernambuco
Parte dos recursos já determinados para a educação foram utilizados durante anos para fazer o pagamento de aposentados e pensionistas

Foto: Divulgação/Tribunal de Contas da União (TCU)
O Tribunal de Contas da União (TCU) reconheceu, em julgamento final de mérito, a procedência parcial da representação do Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPCO) e do Ministério Público Federal (MPF) contra a forma que Pernambuco contabilizava os gastos obrigatórios de 25% na educação, isto é, Pernambuco não poderá mais utilizar verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para pagar despesas previdenciárias.
Parte dos recursos já determinados para a educação foram utilizados durante anos para fazer o pagamento de aposentados e pensionistas.
O Procurador do Ministério Público de Contas de Pernambuco Cristiano Pimentel analisa a decisão apontando a necessidade das aposentadorias e pensões serem custeadas por um regime próprio de previdência dos servidores públicos.
Em 2020, com o Fundeb passando a ser permanente, o Supremo Tribunal Federal (STF) declarou a prática inconstitucional pelos estados, sendo desautorizado o uso dos recursos para quaisquer outras finalidades senão a educação.
Confira mais informações na reportagem de Assíria Florêncio disponível no play acima.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 14/06/2025
Projetos da Unit-PE conquistam 1° e 3° lugar no pódio de evento do Porto Digital
Os alunos, que cursam o 1º período do curso, competiram com cerca de 560...
- Por REDAÇÃO
- 10/06/2025
Alepe aprova reajuste salarial dos professores da rede estadual de ensino
A pauta estava travada na Alepe por ausência da bancada governista nas...
- Por REDAÇÃO
- 09/06/2025
Prefeitura abre 250 vagas para cursos superiores gratuitos em tecnologia no Recife; confira
Inscrições seguem até 29 de junho
- Por REDAÇÃO
- 07/06/2025
Enem 2025 tem inscrições prorrogadas até 13 de junho
Medida visa ampliar participação dos candidatos; número de inscritos já...
- Por REDAÇÃO
- 07/06/2025
Servidores da Educação anunciam paralisação em Pernambuco para pressionar votação de reajuste
Projeto que propõe aumento de 6,27% no piso salarial dos professores...
- Por REDAÇÃO
- 04/06/2025
UPE e Secretaria da Controladoria-Geral lançam edital para residência em Ciência de Dados e Analytics
Programa oferece bolsas de R$ 3.100 para 10 residentes com duração de 15...