Testagem gratuita e vacinação itinerante contra a covid-19 chegam a novos pontos do Recife
A meta para a semana é fazer 4.600 testes e aplicar vacinas contra a covid em 16 comunidades da capital

Foto: Reprodução/G1
Nesta semana, nove pontos do Recife vão contar com testagem gratuita contra a Covid-19. Dessa vez, os bairros atendidos serão Iputinga, Cohab, Totó, Campina do Barreto, Sítio dos Pintos, Brejo da Guabiraba, Vasco da Gama, Afogados Santo Amaro. A testagem nesses locais segue até a sexta-feira, das 8h às 16h. A expectativa da secretaria municipal de saúde é realizar cerca de 200 testes em cada ponto, para chegar a meta de 4.600 checagens durante a semana.
Qualquer pessoa pode fazer o exame que detecta a doença ainda na sua forma ativa. É preciso apresentar apenas um documento original com foto. O resultado do teste antígeno sai em meia hora. Em caso positivo, a pessoa é orientada a ficar em isolamento, para não transmitir o vírus. Caso sejam identificados sintomas respiratórios, mesmo com resultado negativo, os profissionais irão orientar a realização de um teste RT-PCR, que é considerado o mais eficiente para detecção do novo coronavírus.
De acordo com a secretaria de saúde, até agora já foram realizados mais de 4.600 testes. Do total, 2,7% deram positivo. A ação faz parte do programa Testa PE, do governo estadual, que prevê a realização de testes em locais com grande circulação de pessoas.
Também nesta semana, 16 novas comunidades da capital passam a contar com a vacinação itinerante contra a Covid-19. O trabalho, feito para ampliar a cobertura vacinal na cidade, segue até a sexta, das 8h ao meio-dia. Profissionais da secretaria de saúde já começaram a percorrer os bairros para fazer a busca ativa dos moradores que ainda não tomaram a primeira dose da vacina ou estão com a segunda em atraso. Nesta segunda-feira os agentes estarão no bairro do Sancho, na terça em Santo Amaro, quarta no Hipódromo, imbiribeira e Passarinho, quinta, Afogados e na sexta, Dois Unidos, jardim São Paulo e Guabiraba. A ação já passou por 29 comunidades.
Confira mais informações na reportagem de Samuel Santos, clicando no play acima.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 29/07/2025
Estado anuncia vacina contra hepatite A para quem utiliza Profilaxia Pré-Exposição ao HIV; entenda
Disponibilização do imunizante acontece após recente alta em casos no...
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
Recife realiza Dia D de combate às Hepatites Virais com ações em oito pontos da cidade
Mobilização acontece neste sábado (26) com testagens, vacinação,...
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
Novo PAC Saúde destina mais de R$ 300 milhões para o SUS em Pernambuco
O investimento prevê 1.113 novas obras, além de veículos e de equipamentos
- Por REDAÇÃO
- 22/07/2025
Recife amplia atendimento básico com nova sede da USF+ Coelhos
Unidade unifica atendimentos antigos, passa a atender 14,5 mil pessoas e...
- Por REDAÇÃO
- 21/07/2025
Pernambuco aposta em teleatendimento e navegação do cuidado para enfrentar gargalos no tratamento do câncer
Estado cria programa de Teleoncologia e amplia estratégia para agilizar...