Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Cidade

Último lixão da RMR será fechado após seis anos

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Com o encerramento das atividades, as cerca de 190 toneladas de resíduos que iam para lá seguem agora para a Central de Tratamento de Igarassu

 Com o encerramento das atividades, as cerca de 190 toneladas de resíduos que iam para lá seguem agora para a Central de Tratamento de Igarassu
30/09/2020
    Compartilhe:

O ano é 2020 e ainda temos que falar sobre a presença de lixões em Pernambuco. Só agora, com seis anos de atraso, o último lixão da Região Metropolitana do recife será fechado. O espaço marcado por agressões ao meio ambiente fica em Céu Azul, em Camaragibe e conta com mais de 12 hectares. Com o encerramento das atividades, as cerca de 190 toneladas de resíduos que iam para lá seguem agora para a Central de Tratamento de Igarassu, também no Grande Recife. 

O lixão de Céu Azul funcionava desde 1991. Em 2006 chegou a ser transformado em aterro controlado, uma situação paliativa, um meio termo entre lixão e aterro sanitário. Mas a medida durou pouco. No ano seguinte, voltou a ser lixão, com a presença de catadores. O funcionamento irregular resultou em seguidas multas de até 100 mil reais para o município, expedidas pela CPRH. 

De acordo com a atual gestão, desde agosto do ano passado foi montado um plano para desativar o lixão. O projeto foi disponibilizado para o MPPE e CPRH. Inicialmente foi providenciada a logística para destinação dos resíduos para um novo local. Outra etapa é o trabalho de apoio aos catadores, que tiravam o sustento do que era descartado.  Segundo a secretária de infraestrutura e serviços públicos de Camaragibe, dos 60 catadores que ainda estavam no local, 17 foram direcionados a empregos formais e os outros farão parte de uma cooperativa de reciclagem equipado ara realização de coleta seletiva, por meio de uma parceria com empresas privadas e governo do estado. 

Confira outras informações na matéria do repórter Samuel Santos, disponível no play acima. 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook