Especialista destaca que a medida consegue afastar os grupos de risco das ruas, além de prestar de uma assistência básica até um nível mais avançado aos pacientes

O Conselho Federal de Medicina (CFM) autorizou a utilização de três ferramentas de teleatendimento no Brasil devido à pandemia do novo coronavírus. O ofício, enviado ao Ministério de Saúde, amplia a resolução anterior à prática da medicina de forma remota e aborda três formas diferentes de teleatendimento que podem ser realizadas atualmente. A primeira é a teleorientação, em que o médico dá informações ao paciente sobre sintomas, avalia se ele pode ficar em casa, se deve procurar pronto atendimento ou ir ao consultório. A segunda é o telemonitoramento, ou seja, acompanhamento remoto dos sintomas, para um caso em que o paciente já está sendo atendido. Por fim, existe a tele interconsulta, que é a discussão entre médicos de um caso.
Em entrevista concedida ao programa CBN Recife, o diretor médico da plataforma de telemedicina Amigo, José Pedrosa, destacou que a medida consegue afastar das ruas os grupos de risco, como idosos e profissionais da área de saúde, já que é possível manter uma assistência básica até em nível mais avançado, sem a necessidade dos médicos estarem em contato direto com os pacientes ou patógenos, que estão nos ambientes hospitalares, além dos casos clínicos que estão, atualmente, em isolamento social. “Todos os pacientes inscritos no CFM podem usar a plataforma. A plataforma, na verdade, não é um whatsapp ou uma ligação de vídeo, existe uma série de pré-requisitos que foram regulamentados”, ressalta o médico.
Confira outras informações na entrevista completa com José Pedrosa, disponível no play acima.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 01/08/2025
Criança é diagnosticada com meningite tipo B em Garanhuns, mas apresenta melhora
Caso raro da forma bacteriana grave da doença foi confirmado por exame;...
- Por REDAÇÃO
- 01/08/2025
Projeto da UFPE busca voluntárias para pesquisa sobre câncer de mama
As mulheres irão receber uma avaliação física e cardiológica e acesso ao...
- Por REDAÇÃO
- 31/07/2025
Prefeitura disponibiliza duas mil vagas em Mamógrafo Móvel em bairros do Recife; confira
Ao todo, veículo irá circular por 25 locais diferentes em agosto
- Por REDAÇÃO
- 31/07/2025
Secretaria de Saúde de Pernambuco confirma quinta morte por dengue em 2025
A vítima foi um homem de 74 anos, morador de Ouricuri, no Sertão
- Por REDAÇÃO
- 29/07/2025
Estado anuncia vacina contra hepatite A para quem utiliza Profilaxia Pré-Exposição ao HIV; entenda
Disponibilização do imunizante acontece após recente alta em casos no...
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
Recife realiza Dia D de combate às Hepatites Virais com ações em oito pontos da cidade
Mobilização acontece neste sábado (26) com testagens, vacinação,...