Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Pernambuco

Violência contra mulher tem maior queda da série histórica do Pacto Pela Vida

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Apesar da queda, em um ano, ocorrências de estupro em Pernambuco apresentaram queda somente de 6%

Apesar da queda, em um ano, ocorrências de estupro em Pernambuco apresentaram queda somente de 6%

Foto: Reprodução/g1

21/10/2022
    Compartilhe:

Os dados do último balanço da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) sobre violência contra a mulher revelam que setembro de 2022 foi o mês em que menos se cometeu feminicídios, Crimes Violentos Letais Contra Mulheres (CVLIs) — sejam tentativas ou consumados — e, também, estupro. Segundo a pasta, este é o nível mais baixo de toda a série histórica do Pacto Pela Vida, criado há 15 anos.

Os números, no entanto, segundo a Secretária da Mulher de Pernambuco, Ana Elisa Sobreira, não são motivo de comemoração, e sim uma prova da necessidade da continuidade de programas de prevenção no estado.

Ainda segundo a SDS, setembro também apresentou queda de 68% nos CVLIs cometidos contra mulheres, isso se comparado ao mesmo mês de 2021, e o número de mortes foi de 26 para 8. 

Quanto às tentativas de CVLIs, estas reduziram de 304 para 285, no acumulado de janeiro a setembro deste ano, se comparado ao acumulado de 2021. Já as ocorrências de estupro apresentaram queda somente de 6% com redução de 1.742 para 1.631.

A mulher que sofre violência em Pernambuco conta com uma rede de apoio para ser encorajada a denunciar qualquer tipo de violência que vier a ser cometida contra ela. A Secretaria Estadual da Mulher protegeu este ano, até setembro, 1.247 mulheres. Destas, 477 foram através do Serviço de Proteção/Abrigamento, 470 via 190 Mulher e 300 por meio do Monitoramento Eletrônico.

Violência contra mulher pode ser qualquer ação ou omissão baseada no gênero que cause lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial, tanto no âmbito público como no privado. 

Confira mais informações na reportagem de Assíria Florêncio disponível no play acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook