Volta às aulas e as infecções respiratórias; saiba como manter os cuidados com os pequenos
Os alunos precisam continuar com o comportamento de proteção em salas de aula

Foto: Reprodução/ jornaldodia
No primeiro semestre deste ano (com pico em maio, quando o Estado chegou a ultrapassar 100 crianças em fila por leitos nos hospitais públicos) O número de solicitações de UTI para crianças teve aumento de 3 vezes em comparação ao período sazonal do ano passado, na incidência de quadros relacionados aos vírus que causam resfriados.
Habitualmente temos aumento na frequência de doenças respiratórias na faixa etária pediátrica. A alta nas internações não é por conta da covid-19, mas sim de vírus que costumam acometer crianças nesta época do ano - o que se chama sazonalidade. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco, em crianças de até 2 anos de idade, o vírus sincicial respiratório (VSR) corresponde a mais de 40% dos quadros. Nas crianças maiores, predomina o rinovírus humano (HRV), responsável por 20% dos casos na faixa etária entre 3 e 5 anos e 66% na de 6 e 9 anos.
Após as férias de julho, os alunos das escolas públicas e particulares retornam as aulas. Com isso, há normalmente uma exposição aos agentes infecciosos (vírus e bactérias). As infecções respiratórias causadas por outros vírus que estavam sumidos na pandemia têm deixado as escolas em alerta porque os sintomas são muito parecidos com a covid-19.
O depoimento do médico Eduardo Jorge faz um alerta para esse retorno: “Os alunos precisam continuar com o comportamento de proteção em salas de aula e demais ambientes fechados nas unidades de ensino.”
Ouça a reportagem completa de Andressa Viviane, no play acima.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 09/06/2025
Pernambuco lidera transplantes renais no Norte e Nordeste e alcança 4ª posição nacional
Estado registra 624 transplantes entre janeiro e abril de 2025 e projeta...
- Por REDAÇÃO
- 06/06/2025
Pernambuco abre 36 novos leitos pediátricos devido crise de SRAG em crianças
A medida foi tomada uma semana após o decreto de situação de emergência
- Por REDAÇÃO
- 05/06/2025
Recife terá primeiro centro de equoterapia em hospital público do Nordeste voltado ao TEA
Novo Hospital da Criança contará com Núcleo de Desenvolvimento Integral e...
- Por REDAÇÃO
- 04/06/2025
SES-PE abre inscrições para bolsas integrais em cursos de saúde através do FormaSUS; confira
Inscrições podem ser realizadas até o dia 18 de junho
- Por REDAÇÃO
- 03/06/2025
Hospital das Clínicas realiza implante inédito no SUS em Pernambuco
O procedimento consiste no implante de um sistema de válvulas cardíacas
- Por REDAÇÃO
- 02/06/2025
Prefeitura do Recife oferece 1.600 exames gratuitos no Mamógrafo Móvel em junho; confira
Ação percorre 20 pontos da capital e visa o diagnóstico precoce do câncer...