Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Zika: Governo monta cronograma para cirurgias de quadril de crianças com microcefalia

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Em maio, três crianças já foram encaminhadas para operação no Hospital Otávio de Freitas, na capital pernambucana

23/05/2024
    Compartilhe:

Em maio, três crianças já foram encaminhadas para operação no Hospital Otávio de Freitas, na capital pernambucana

Foto: Maíra Arrais/SES-PE

A Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) anunciou um cronograma para realização de cirurgias de quadril das crianças diagnosticadas com microcefalia, causada pelo vírus Zika no estado. Em 12 meses, 217 intervenções cirúrgicas devem ocorrer em hospitais do Recife, Agreste e Sertão. Só em maio, três crianças já foram encaminhadas para operação no Hospital Otávio de Freitas, na capital pernambucana. O cronograma tem o intuito de, após quase uma década, reduzir a demanda reprimida que se formou a partir de 2015, quando Pernambuco foi o epicentro da epidemia da síndrome congênita do zika vírus no país.

De acordo com a SES-PE, o Hospital Otávio de Freitas realizará o procedimento duas vezes por mês até agosto, quando mais leitos de UTI tendem a ser liberados. No momento, devido à sazonalidade dos vírus respiratórios na infância, a rede pública de saúde de Pernambuco está sobrecarregada, com 87 crianças e bebês aguardando por leitos de UTI Pediátrica e Neonatal.

Outros dois procedimentos também dedicados às crianças com microcefalia passam a ser realizados: a rizotomia dorsal seletiva (SDR), que é uma intervenção neurocirúrgica, será ofertada em uma frequência de 24 cirurgias por ano. E as consultas ambulatoriais de escoliose terão 40 vagas por mês.

O cronograma foi apresentado em reunião da Secretaria com a União de Mães de Anjos (UMA-PE), e parlamentares da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Outras reuniões devem ocorrer ao longo dos meses com o objetivo de acompanhar o andamento das cirurgias.

Ouça a nota do repórter Lucas Arruda no 'Play' acima

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook