Em maio, três crianças já foram encaminhadas para operação no Hospital Otávio de Freitas, na capital pernambucana

Foto: Maíra Arrais/SES-PE
A Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) anunciou um cronograma para realização de cirurgias de quadril das crianças diagnosticadas com microcefalia, causada pelo vírus Zika no estado. Em 12 meses, 217 intervenções cirúrgicas devem ocorrer em hospitais do Recife, Agreste e Sertão. Só em maio, três crianças já foram encaminhadas para operação no Hospital Otávio de Freitas, na capital pernambucana. O cronograma tem o intuito de, após quase uma década, reduzir a demanda reprimida que se formou a partir de 2015, quando Pernambuco foi o epicentro da epidemia da síndrome congênita do zika vírus no país.
De acordo com a SES-PE, o Hospital Otávio de Freitas realizará o procedimento duas vezes por mês até agosto, quando mais leitos de UTI tendem a ser liberados. No momento, devido à sazonalidade dos vírus respiratórios na infância, a rede pública de saúde de Pernambuco está sobrecarregada, com 87 crianças e bebês aguardando por leitos de UTI Pediátrica e Neonatal.
Outros dois procedimentos também dedicados às crianças com microcefalia passam a ser realizados: a rizotomia dorsal seletiva (SDR), que é uma intervenção neurocirúrgica, será ofertada em uma frequência de 24 cirurgias por ano. E as consultas ambulatoriais de escoliose terão 40 vagas por mês.
O cronograma foi apresentado em reunião da Secretaria com a União de Mães de Anjos (UMA-PE), e parlamentares da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Outras reuniões devem ocorrer ao longo dos meses com o objetivo de acompanhar o andamento das cirurgias.
Ouça a nota do repórter Lucas Arruda no 'Play' acima
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 01/08/2025
Criança é diagnosticada com meningite tipo B em Garanhuns, mas apresenta melhora
Caso raro da forma bacteriana grave da doença foi confirmado por exame;...
- Por REDAÇÃO
- 01/08/2025
Projeto da UFPE busca voluntárias para pesquisa sobre câncer de mama
As mulheres irão receber uma avaliação física e cardiológica e acesso ao...
- Por REDAÇÃO
- 31/07/2025
Prefeitura disponibiliza duas mil vagas em Mamógrafo Móvel em bairros do Recife; confira
Ao todo, veículo irá circular por 25 locais diferentes em agosto
- Por REDAÇÃO
- 31/07/2025
Secretaria de Saúde de Pernambuco confirma quinta morte por dengue em 2025
A vítima foi um homem de 74 anos, morador de Ouricuri, no Sertão
- Por REDAÇÃO
- 29/07/2025
Estado anuncia vacina contra hepatite A para quem utiliza Profilaxia Pré-Exposição ao HIV; entenda
Disponibilização do imunizante acontece após recente alta em casos no...
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
Recife realiza Dia D de combate às Hepatites Virais com ações em oito pontos da cidade
Mobilização acontece neste sábado (26) com testagens, vacinação,...