A disputa pela segunda vaga ao Senado na chapa da governadora Raquel Lyra ganhou uma dimensão tão grande que, ao menos por enquanto, acabou ofuscando a principal corrida eleitoral do Estado: a sucessão para o Palácio do Campo das Princesas. O noticiário político pernambucano passou a girar quase exclusivamente em torno da definição de um único espaço na chapa governista, enquanto o embate entre os projetos de Raquel Lyra e João Campos ficou em segundo plano.
O fenômeno chama a atenção porque, tradicionalmente, a disputa pelo Governo concentra as atenções do meio político. Desta vez, porém, o cabo de guerra em torno da segunda vaga ao Senado monopolizou as articulações, os bastidores e o debate público. A expectativa sobre quem ocupará esse posto passou a ditar o ritmo da política estadual, deixando a campanha ao Governo momentaneamente em compasso de espera.
A tendência é que esse cenário mude após a definição da chapa governista. Quando a novela da segunda vaga chegar ao fim, o foco naturalmente deverá retornar para a disputa pelo comando de Pernambuco, onde os pré-candidatos voltarão a concentrar esforços na apresentação de propostas, alianças e estratégias para conquistar o eleitorado.
MAIS UM MILAGRE MARIANO – A celebração em homenagem à padroeira do Recife proporcionou uma cena rara na política pernambucana. No mesmo ato religioso, estiveram lado a lado o prefeito João Campos, a governadora Raquel Lyra, Miguel Coelho, Eduardo da Fonte, Túlio Gadelha e Priscila Krause. Em tempos de pré-campanha e intensa disputa eleitoral, só Nossa Senhora do Carmo para reunir, no mesmo palco, adversários, aliados e concorrentes, literalmente lado a lado, mais um “milagre” mariano.
GESTO CLARO – Na política, não são apenas as palavras que comunicam. Gestos, atitudes e movimentos também transmitem mensagens. Nesse contexto, a governadora Raquel Lyra tem deixado sinais cada vez mais claros de sua preferência por Miguel Coelho na disputa pela segunda vaga ao Senado. A sequência de agendas cumpridas em conjunto nos últimos dias reforça essa percepção nos bastidores e alimenta a leitura de que a chefe do Executivo tem um nome preferencial para compor sua chapa.
FRASE DO DIA: “Isso aí é um contexto, mas a federação aqui tem um grande time forte. Esse é um processo natural”, disse Eduardo da Fonte, minimizando a preferência da governadora por Miguel.
RÁPIDAS
FORÇA POLÍTICA – Com essa fala, fica claro que a estratégia de Eduardo da Fonte sempre esteve ancorada na força política da Federação União Progressista. O respaldo da maioria dos deputados e das principais lideranças da bancada reforça que sua pré-candidatura ao Senado nasceu e se sustentou com ampla maioria dentro do grupo político.
MAIS UMA HOMENAGEM – O pré-candidato ao Governo de Pernambuco, João Campos (PSB), recebeu mais uma homenagem nesta quinta-feira (17). Desta vez, foi agraciado com o Título de Cidadão de Camaragibe, em uma solenidade realizada pela Câmara Municipal e acompanhada por lideranças políticas e populares.
CONSOLIDANDO – A pré-candidatura de Gabriel Porto para federal segue ganhando corpo na corrida eleitoral. Nos últimos dias, o postulante tem anunciado novas dobradas em diferentes regiões de Pernambuco, ampliando sua rede de alianças e fortalecendo sua estratégia.
PINGA-FOGO: Quando essa novela mexicana do senado vai acabar?








