Alcolumbre afirma que Governo e Congresso vão trabalhar juntos em resposta às tarifas dos Estados Unidos

Foto: Pedro Gontijo/Agência Senado
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, declarou nesta quarta-feira (16) que o Congresso Nacional trabalhará junto com o governo para reagir às tarifas impostas pelos Estados Unidos aos produtos brasileiros. Alcolumbre, que chamou a atitude de "agressão", deu a declaração após reunião na Residência Oficial do Senado com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann.
"Tenho conversado muito com o presidente [da Câmara] Hugo Motta em relação a esses últimos acontecimentos e temos a compreensão, Câmara e Senado, que vamos defender a soberania nacional, os empregos dos brasileiros, os empresários brasileiros, que geram riqueza para o Brasil. Tenho convicção de que esse processo deve ser liderado pelo Poder Executivo", afirmou Alcolumbre.
O presidente da Câmara, Hugo Motta, também declarou que o parlamento está pronto para apoiar as medidas propostas pelo governo e falou em unidade nacional. "Aqui temos mais um momento de unidade nacional, em favor do país, em proteção a nossa indústria, nossos empregos e relações diplomáticas com os demais países. Não podemos aceitar que decisões externas interfiram na nossa soberania. O Brasil tem importância enorme no cenário mundial e, com união, compromisso e responsabilidade, vamos superar esse momento", disse Motta.
O vice-presidente Geraldo Alckmin, que está coordenando a reação do governo ao tarifaço, fez críticas ao governo dos Estados Unidos.
"Vamos trabalhar juntos para reverter essa situação. Na questão comercial, entendemos que há equívocos do governo dos Estados Unidos, porque [o país] tem superávit na balança comercial", disse.
Com informações da Agência Senado.