Governo dos Estados Unidos faz críticas ao Pix

Foto: Marcello Casal/Agência Brasil
O governo dos Estados Unidos abriu uma investigação nesta quarta-feira (16) contra o sistema de pagamentos Pix, desenvolvido pelo Banco Central do Brasil. O governo americano incluiu o Pix como uma das formas de práticas comerciais supostamente "desleais".
A investigação foi anunciada pelo representante de Comércio do governo Trump, Jamieson Greer, através do documento "Investigação da Seção 301 sobre Práticas Comerciais Desleais no Brasil”. Apesar de não fazer menção direta ao Pix, o texto cita "serviços de pagamento eletrônico do governo".
As críticas ao Pix podem ser explicadas pela concorrência com sistemas como o Whatsapp Pay e bandeiras de crédito dos Estados Unidos, além de ter se tornado alternativa ao dólar em transações internacionais.
"O Brasil também parece se envolver em uma série de práticas desleais com relação a serviços de pagamento eletrônico, incluindo, entre outras, a vantagem de seus serviços de pagamento eletrônico desenvolvidos pelo governo", diz um trecho do documento.
Em uma publicação nas redes sociais, o perfil oficial do governo ironizou a investigação.
"O Pix é nosso, my friend", diz a publicação.