Álvaro Porto acredita em vitória de João Campos contra Raquel

Opositor e crítico ferrenho da governadora Raquel Lyra (PSD), o presidente da Assembleia Legislativa, Álvaro Porto (PSDB,) disse nesta quarta-feira (9), que estará no palanque do prefeito do Recife, João Campos (PSB), o apoiando na disputa para o Governo do Estado. Na avaliação de Porto, será uma eleição difícil, mas com uma vitória fácil de Campos. O deputado também voltou a criticar Raquel por ela cobrar da Alepe a aprovação de empréstimos que, segundo ele, são para obras que ainda não têm projetos e nem licitações finalizadas. “Agora, é bateu levou”, avisou, durante entrevista à Rádio Folha.
“Vai ser uma campanha difícil, a gente não sabe a que nível vai chegar essa campanha, mas eu acredito que, com a facilidade, com o desempenho que João tem junto à população, principalmente as pessoas mais carentes hoje…Ele é um cara que tem um trânsito bom em todo Estado de Pernambuco e com todas as classes sociais. Então, eu acho o seguinte: vai ser uma campanha difícil, mas vai ser uma vitória fácil”, avaliou Álvaro Porto.
O deputado disse que observa entre os aliados de Raquel Lyra “um medo de uma candidatura de João Campos”. “Não sei que medo é esse, porque, se você está tão bem, tão confiante, não tem que estar todo dia atacando, falando da pessoa, criticando que é isso, é aquilo. Se eu estou à frente de uma prefeitura, de um governo do estado, então fui eleito para mostrar serviço. Eu sou funcionário do povo. Agora, se o povo não está recebendo esse serviço, não está sendo beneficiado…”, disparou, se referindo à falta de repostas do Estado.
Sobre a filiação em massa de prefeitos ao PSD, que é presidido por Raquel Lyra em Pernambuco, Álvaro Porto reconhece ser importante e faz parte do jogo político. “É muito bom apoio do prefeito. Claro que é excelente, principalmente os prefeitos na esperança de conseguirem obras para seus municípios, de trazer melhoria para a população. A gente está vendo diariamente a Casa Civil ligando para os prefeitos, oferecendo meio mundo de obras e, ao mesmo tempo, também chamando para que esses prefeitos se filiem no partido da governadora. Eu acho que que está certo, é a política. É o jogo da política”, falou o presidente da Alepe.
No entanto, comentou que quantidade de prefeitos não é tudo numa campanha eleitoral, se não houver retorno do Governo. “Se você for analisar a história aqui em Pernambuco,Miguel arrastou 150 prefeitos e perdeu a eleição para Jarbas (Vasconcelos). Mendonça Filho tinha 128 prefeitos e perdeu eleição. Danilo Cabral estava com mais de 130 prefeitos e ficou no quarto lugar. A própria governadora foi eleita governadora de Pernambuco com apoio de oito prefeitos. Inclusive dois prefeitos eram de dentro da minha casa. Eram Sandra (Canhotinho) e Alvinho (Quipapá). A gente fez parte desse grupo, mas infelizmente eu tive que sair desse grupo porque estou vendo que Pernambuco está estagnado, está parado”, salientou.
REAÇÃO
Álvaro Porto também disse que foi necessário se pronunciar a respeito das declarações da governadora Raquel Lyra, pois a Assembleia Legislativa vem sendo apontada como culpada por paralisação de obras. Ele voltou a cobrar a indicação dessas obras que não estariam sendo realizadas porque os deputados não aprovaram os empréstimos que totalizam R$ 3,2 bilhões.
“Essa questão de querer transferir responsabilidade, jogar a inoperância do governo, querer jogar em cima dos deputados, eu acho que não está sendo correto. A gente vinha calado, sem dar resposta, mas quando teve várias cobranças de vários deputados sobre qual seria o posicionamento da Casa, então a gente quebrou esse silêncio, dando a resposta verdadeira e mostrando realmente o que que está acontecendo”, disse Porto.
“Já que fala tanto que a Assembleia está atrapalhando, então mostre qual é a obra que está paralisada. Agora, o que a gente vê paralisada é a promessa de mais de 200 creches que não não saem do papel. Não sei nem quantas creches têm aí, se já tem alguma pronta. Agora, é Bateu levou. A gente não vai ficar calado porque, quando fica muito na retaguarda, só esperando cacetada, às vezes vem tanta mentira em cima de você, que essa mentira se torna verdade. A gente não vai deixar que isso continuar”, avisou Álvaro Porto.
Com informações de: Blog do Dantas Barreto