Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Política

Lula convoca reunião de emergência para responder taxação dos Estados Unidos


Por: REDAÇÃO Portal

09/07/2025
    Compartilhe:

Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou nesta quarta-feira (9) uma reunião de emergência para discutir respostas à taxação imposta pelo governo dos Estados Unidos contra os produtos brasileiros. Mais cedo, o presidente americano, Donald Trump, havia anunciado uma taxa de 50% sobre os produtos do país.

Lula convocou vice-presidente e ministro da Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o chanceler Mauro Vieira para a reunião no Palácio do Planalto.

"Eu não vejo nenhuma razão para aumento de tarifa em relação ao Brasil. O Brasil não é problema para os Estados Unidos. Então, é uma medida que em relação ao Brasil é injusta e prejudica a própria economia americana", disse antes do anúncio oficial o vice-presidente Geraldo Alckmin.

Trump justificou a medida afirmando que a relação comercial entre os dois países é "injusta" e defendeu o ex-presidente Jair Bolsonaro, que é investigado por tentativa de subversão dos resultados das eleições presidenciais de 2022, que culminaram na derrota do então presidente.

Além do Brasil, que recebeu a tarifa mais alta até o momento, Trump anunciou nesta semana tarifas para Argélia, Brunei, Iraque, Líbia, Moldávia, Sri Lanka e Filipinas.

 

Com informações da CNN Brasil.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook