Coluna da quarta | Tarifaço projeta Alckmin na vice

Não só foi o presidente Lula que foi beneficiado com o tarifaço de Trump. O vice-presidente Geraldo Alckmin também colheu os frutos das pressões norte-americanas. Uma fonte do Palácio do Planalto revelou à coluna que Lula estava cogitando ter Alckmin disputando o Governo de São Paulo no próximo ano.
A estratégia do presidente era ter alguém seu, pedindo voto, mas que surfasse no mesmo eleitorado do governador Tarcísio de Freitas. O vice-presidente Alckmin seria o nome ideal. Porém, para evitar tensionamento entre os partidos da base e sabendo do peso da moderação que Alckmin traz à sua chapa, Lula viu uma conjuntura ideal para renovar a chapa: o Tarifaço.
O presidente escalou seu vice, que também é ministro da Indústria e Comércio, para tocar pessoalmente as tratativas e apresentar-se como parte da solução desse tensionamento entre os dois países. Por fim, o clima aqui em Brasília é de que Alckmin fica e precisa agradecer a uma ajudinha da terra do tio Sam.
PASSOU - Como antecipamos, a indicação de Virgílio de Oliveira para administrador de Noronha passou com tranquilidade na Comissão de Constituição, Legislacoa e Justiça. Faltou quórum para aprovação no plenário.
SEM PLENÁRIO - Essa falta de quórum expõe o quanto a política do Governo está refém da oposição, que, por muitas vezes, garantiu o quórum em votações importantes. Se a base é composta de 30 deputados e precisa de, no mínimo, 25 para garantir quórum, o que faltou na prática?
FRASE DO DIA: “Esses 90 dias fizeram bem a você. Você está bem preparado para administrar Noronha”, disse o deputado Alberto Feitosa ao final da sabatina que aprovou o nome de Virgílio Oliveira como administrador da Ilha.
NOVO POSTO - Tomé Franca assumiu a secretaria-executiva do Ministério de Portos e Aeroportos. Após ter assumido interinamente a pasta nas férias de Silvio Costa Filho, Tomé transformou-se no “02” da pasta. Mais um pernambucano na linha de frente da Esplanada dos Ministérios.
HOMENAGEM -A Câmara dos Deputados realiza, hoje, uma sessão solene em homenagem aos 20 anos do falecimento de Miguel Arraes. A sessão ocorrerá no Plenário Ulysses Guimarães, às 11h.
DESEMBARQUE- O União Brasil e o Progressistas deverão fazer um desembarque geral dos ministérios do Governo Lula. Ciro Nogueira e Rueda estão afinados e vão piscar para um candidato de centro-direita.
PINGA-FOGO: Alckmin é o plano B de Lula se não disputar a reeleição?