Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Coluna Diária

Coluna da quarta: Tensão em Brasília


Por: REDAÇÃO Portal

01/07/2025
    Compartilhe:

Por Guilherme Camilo

O cenário em Brasília continua esquentando nesta semana, com frentes de tensão entre o Executivo e o Congresso. No início da crise, o governo Lula adotou um tom mais combativo no debate sobre o IOF, defendido pelo ministro Fernando Haddad como uma medida de justiça fiscal voltada à taxação dos mais ricos. No entanto, um movimento articulado entre o Centrão e a direita surpreendeu ao derrubar o decreto que aumentava o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
 
Como resposta, a AGU protocolou no Supremo Tribunal Federal uma ação contra a decisão legislativa, alegando que a revogação do decreto fere a separação entre os Poderes. Caberá ao ministro Alexandre de Moraes a relatoria do caso, tornando um ingrediente a mais no desgaste entre o governo Lula e o Congresso, liderado pelo deputado Hugo Motta.
 
Motta e aliados argumentam que a derrubada foi um ato legítimo do Legislativo e criticam o discurso de cabo de guerra adotado pelo governo. Apesar do tom elevado, Lula tenta distensionar a relação e tem enviado representantes ao Congresso para reabrir o diálogo. Uma das medidas que até visava o destrave foi a liberação de emendas parlamentares, que vinham gerando insatisfação de deputados e senadores. Não surtiu efeito.
 
O clima se agrava às vésperas de um ano eleitoral que retornará com polarização. Com a popularidade de Lula em queda, o governo busca equilibrar a agenda fiscal com acenos à base popular e à classe trabalhadora. Já o Congresso tenta ampliar seu protagonismo, defendendo pautas d interesse do empresariado e de seus interesses. E essa judicialização da disputa adiciona mais uma camada de incerteza à governabilidade, justamente no início de um segundo semestre que pode ser decisivo para os rumos de 2026.

ADIADA – A filiação do prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, ao PSD foi adiada para o dia 10 de julho. Em contato com este blog, sua assessoria informou que a nova data foi escolhida por ser a mais compatível com a agenda do gestor. A cerimônia estava prevista para esta sexta-feira, dia 4.

 
VAI MUDAR – Em meio à crise com o Congresso e queda na popularidade, o governo Lula vai abandonar o slogan “União e Reconstrução” e adotar um novo foco baseado em “justiça social”, valorizando programas sociais e investindo em discurso voltado aos mais pobres.

DESINFORMAÇÃO – O TSE criou um grupo consultivo com nove especialistas para reforçar o combate à desinformação eleitoral nas eleições de 2026. A equipe vai propor diagnósticos, campanhas e diretrizes para enfrentar fake news, uso indevido de inteligência artificial e deepfakes, além de sugerir regulamentações.

FRASE DO DIA “Nunca vou pedir para vocês fazerem PIX para mim. Guardem o dinheiro para pagar os funcionários. Não quero PIX e jamais vou pedir anistia antes de ser condenado. Quem é frouxo não deveria fazer bobagem”, disse Lula durante lançamento do Plano Safra 2025-2026.

RÁPIDAS

TROCOU
Mais um prefeito pernambucano deixou o PSB e aderiu à sigla da governadora Raquel Lyra. O prefeito de Machados, Juarez da Banana, oficializou nesta semana sua filiação ao PSD.

CANCELADO – O ministro Alexandre de Moraes (STF) cancelou os depoimentos de Eduardo e Carlos Bolsonaro como testemunhas de defesa na ação penal do “núcleo 2” da trama golpista.

PREVIDÊNCIA – Diego Cabral sancionou a lei que transforma o Funprecam em autarquia. Agora CamaragibePrev, o instituto passa a ter mais autonomia para gerir a previdência dos servidores municipais.

PINGA-FOGO: Crise com o legislativo prejudica reeleição de Lula em 2026?

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook