Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Coluna Diária

Coluna da quinta: PSOL troca Dani por Ivan em 2026


Por: REDAÇÃO Portal

09/07/2025
    Compartilhe:

Por Guilherme Camilo

O PSOL de Pernambuco surpreendeu a política do estado ao colocar o ex-vereador Ivan Moraes como nome prioritário para a disputa ao Governo do Estado em 2026. A decisão deixa em segundo plano uma de suas principais lideranças, a deputada estadual Dani Portela, que vinha sendo o rosto do partido em disputas importantes, desde a eleição para o Governo em 2018. Ao que parece, uma manobra da sigla de fechar com aqueles que estarão com o partido no ano que vem.

Dani tem uma trajetória consolidada na oposição de gestões, seja contra o PSB de Paulo Câmara e João Campos ou o governo Raquel Lyra. A mudança de prioridade do partido não parece ser algo mal planejado, afinal, com parte da equipe de Dani se mudando para o PT, aumentam os rumores de uma possível saída da deputada para o Partido dos Trabalhadores.

A deputada foi até cobrada publicamente pelo tesoureiro nacional do partido, Tiago Paraíba, para que emitisse uma posição sobre a escolha. Ela, inclusive, no ano passado, enfrentou tensões internas na federação do PSOL-Rede quando o deputado Túlio Gadelha também demonstrou interesse em disputar a Prefeitura do Recife. No entanto, seu nome permaneceu na disputa.

Dani quebrou o silêncio em nota, onde elogiou Ivan e reafirmou seu compromisso com a esquerda e a defesa do Governo Lula. Ela destacou, ainda, que o debate estadual não é uma prioridade agora. Ao que parece, Dani entendeu o recado de que o PSOL decidiu abrir alas para novas apostas, e Ivan passou a ser o protagonista da sigla.

CONTESTARAM - Em nota divulgada nessa quarta-feira (9), João Paulo, Fernando Ferro e Pedro Alcântara criticaram a eleição do PT no Recife, que elegeu o vereador Osmar Ricardo como presidente. O grupo aponta abuso de poder econômico, interferência do PSB e falta de lisura no processo. A nota classifica o pleito como “comprometido e nada democrático”.

FILIAÇÃO  - O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, oficializa nesta quinta (10), sua filiação ao PSD. O ato acontece no Maria José Recepções 1, às 18h55, e contará com a presença da governadora Raquel Lyra. A entrada de Rodrigo fortalece ainda mais a legenda no Agreste e evidencia a frente de prefeitos que estarão com Raquel, que se prepara para disputar a reeleição em 2026.

FRASE DO DIA:  “Vai ser uma campanha difícil, a gente não sabe a que nível vai chegar essa campanha, mas eu acredito que, com a facilidade, com o desempenho que João tem junto à população, principalmente as pessoas mais carentes hoje…Ele é um cara que tem um trânsito bom em todo Estado de Pernambuco e com todas as classes sociais. Então, eu acho o seguinte: vai ser uma campanha difícil, mas vai ser uma vitória fácil”- Álvaro Porto sobre eleição de João Campos para o governo em 2026.


RÁPIDAS

DECISÃO -
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), afirmou que irá promulgar o projeto que amplia o número de deputados federais de 513 para 531, caso Lula não sancione até 16 de julho. Decisão tensiona ainda mais a relação do executivo e legislativo federal.


VAI TAXAR - O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou nesta quarta (9) tarifas de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto, criticando o julgamento de Jair Bolsonaro, que chamou de “caça às bruxas”. Trump disse que o caso é uma “vergonha internacional” e anunciou investigação sobre práticas comerciais do Brasil.

NORONHA - Pernambuco iniciou uma nova etapa de obras no Aeroporto de Fernando de Noronha, com foco no pátio de taxiamento e na pista Alfa, que recentemente apresentou problemas com aeronaves. Um investimento de R$60 milhões será aplicado para modernizar a infraestrutura aeroportuária.

PINGA-FOGO: Decisão do PSOL acelera a ida de Dani Portela para o PT?

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook