Coluna da terça | Reestruturando o PSB nacional

Recém-empossado como presidente nacional do PSB, o prefeito João Campos vem reestruturando seu partido em todas as regiões do país. Campos vem fazendo as articulações pessoalmente, visando à ampliação da legenda na eleição do próximo ano.
O PSB tende a fazer uma federação, mas a estratégia da direção nacional é chegar forte para, quando sentar à mesa, ter o que mostrar de força política-eleitoral. Caso contrário, os socialistas seriam engolidos pela federação vindoura.
Um outro fator é o tempo. João Campos está correndo para deixar o partido “arrumado” em todo o país até o final do ano, pois tem uma campanha estadual pela frente em Pernambuco e ele não terá o mesmo tempo livre que tem hoje.
BANCADA - O maior trabalho de João Campos como presidente do partido será consolidar uma bancada federal forte para catapultar seu partido para o futuro. Primeiro, para escapar da cláusula de barreira; depois, para garantir força política no Congressso Nacional.
RACHA NA RUA - As recentes declarações do presidente estadual do PL, Anderson Ferreira, sinalizam para fora o que já acontece internamente desde a eleição estadual de 22. Ele e o ex-ministro Gilson Machado não falam a mesma língua há muito tempo, ou quiçá nunca falaram.
FRASE DO DIA: “Sabe o que a águia faz? Ela voa mais alto. O corvo tenta voar, perde oxigênio e cai. Minha resposta para tudo isso é: quando seu inimigo tentar atacar, suba um nível”, disse o presidente do PL, Anderson Ferreira, em entrevista à Folha de Pernambuco.
RÁPIDAS
LAGOA GRANDE - A prefeita Catharina Garziera tem investido pesado para colocar Lagoa Grande, no Sertão pernambucano, na visibilidade. Terra da uva e do vinho, o município vem ganhando força nos primeiros meses de sua gestão.
PODEMOS - O presidente estadual do Podemos, Marcelo Gouveia, vem azeitando bem sua chapa de estudal e federal. Ele costura, pessoalmente, os nomes e mostra uma conta que anima quem escuta. O Podemos, com federação ou não, poderá surpreender no estado.
SEM TESTEMUNHO - O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, pediu ao Supremo Tribunal para não depor como testemunha no caso do 8 de janeiro. Em entrevista ao Roda Viva, ele colocou sua opinião sobre o tema, que foi justamente na contramão da narrativa amplamente divulgada.
PINGA-FOGO: Como será a chapa da direita em Pernambuco?