Diego Cabral entrega completamente requalificada a Sala Lilás de acolhimento às mulheres vítimas de violência em Camaragibe

Espaço, que funciona na 37ª Delegacia de Polícia, é mais uma entrega do prefeito para marcar o Agosto Lilás na cidade
Dentro do calendário do Agosto Lilás, o prefeito Diego Cabral participou da entrega, nesta sexta, 15, da Sala Lilás na 37ª Delegacia de Polícia, bairro Novo do Carmelo. O espaço foi completamente requalificado para dar ainda mais acolhimento às mulheres vítimas de violência. Por lá, passam, diariamente, mais de três mulheres. Uma equipe de três técnicas do Centro Especializado faz a escuta das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar e dá orientações sobre o registro do boletim de ocorrência e pedido de medidas protetivas de urgência, previstas na Lei Maria da Penha. Em caso de lesão corporal, as técnicas levam as vítimas até o Instituto de Medicina Legal para realização do exame de perícia traumatológica.
“São mais de 700 ocorrências neste primeiros sete meses de 2025, mais de 100 por mês. Não foi registrado nenhum feminicídio em Camaragibe. Para isso, temos trabalhado diuturnamente. Desde a sala de acolhimento, somos pioneiros no Estado com esse tipo de espaço. Além disso, estamos pleiteando como junto ao governo do Estado, a instalação de uma Delegacia da Mulher em Aldeia. Isso vai fortalecer as mulheres e desafogar a delegacia aqui no centro da cidade”, destacou Diego. “Estamos em pleno século XXI e não se permite mais qualquer violência, muito menos a cometida dentro de casa contra as mulheres. A sala está linda, contem sempre conosco. Estaremos sempre fortalecendo as mulheres do nosso município”, concluiu.
A vice-prefeita, comandante Débora, ressaltou a parceria com a Policia Civil para o bom funcionamento da Sala. “Esse espaço é feito para que as mulheres se coloquem, falem do seu sofrimento. Muitas chegam sem coragem de fazer o Boletim de Ocorrência, mas recebem o acolhimento e saem fortalecidas. Vale a pena investir, fortalecer o combate. Em Camaragibe a violência contra a mulher não tem vez”, afirmou Débora.
Moradora do bairro de Alberto Maia, Elisângela Vanderlei, 43 anos, mãe de dois filhos, é um exemplo do trabalho realizado na Sala Lilás. “Encontrei acolhimento e uma equipe capacitada, isso me deu mais coragem para agir contra o agressor”, contou.
A sala funciona na 37ª Delegacia de Polícia, no Bairro Novo do Carmelo, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. A Coordenadoria da Mulher oferece outros contatos que podem ser acionados em casos de violência, como é o caso do Centro Especializado de Atendimento à Mulher, que fica na rua Sertanópolis, 138, Timbí, Camaragibe/PE, Fone: 3102-9303 e Brigada Maria da Penha no número: 153.
Também participaram da solenidade a coordenadora regional da secretaria da Mulher de Pernambuco, Renata Spindola, a coordenadora de Políticas para as Mulheres, Fábia Lopes, a comandante da Brigada Maria da Penha, Dinalva Ferreira, a presidenta do Conselho Municipal dos Direito da Mulher, Marinalva Ferreira, a vereadora Clara Cabral, os vereadores Moisés Meu Santo e Júnior do Borralho, o secretário de Segurança Pública, Marcílio Rossini e os delegados Joel Venâncio e Franklin Soriano.