STF marca início do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro

Foto: Gustavo Moreno/STF
O ministro Cristiano Zanin Martins, presidente da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), marcou, nesta sexta-feira (15), a data de início do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, no processo em que é réu por tentativa de golpe de Estado. Os trabalhos devem começar no dia 2 de setembro e julgarão Bolsonaro e outros sete réus do chamado Núcleo 1 da trama golpista.
Após a entrega das alegações finais das defesas dos réus na quarta (13), o ministro Alexandre de Moraes, relator do processo, liberou o caso para ser julgado e pediu que Zanin marcasse o início das sessões, que ocorrerão nos dias 2, 3, 9, 10 e 12 de setembro. Durante o julgamento, Moraes deverá ler seu relatório apresentando as provas colhidas durante o processo e, após isso, caberá à Procuradoria-Geral da República a palavra de acusação.
Posteriormente, haverá a sustentação oral dos advogados das respectivas defesas, começando pelo Tenente-Coronel Mauro Cid, delator da trama golpista. Em seguida, Moraes deverá apresentar seu voto e propor uma pena, em caso de condenação. Por fim, caberá aos demais ministros da turma apresentar seus votos.
Com informações da CNN Brasil.