Ministro da Casa Civil rebate declarações dos EUA sobre o Mais Médicos

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, criticou, nesta sexta-feira (15), as declarações do governo dos Estados Unidos contra o Programa Mais Médicos. Costa chamou a ação de "ataque infundado" contra o Brasil. Os Estados Unidos anunciaram esta semana a revogação de vistos dos funcionários do governo brasileiro e da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) responsáveis pela elaboração do plano.
Por meio das redes sociais, o ministro questionou as motivações alegadas pelo governo norte-americano, que incluíam críticas à contratação de médicos vindos de Cuba, país que sofre embargos dos Estados Unidos desde 1960. O programa não mantém vínculos com o país caribenho desde 2018. Para o ministro, trata-se de "desinformação ou provocação premeditada".
“Hoje, a realidade é diferente. A última seleção do Mais Médicos foi composta por mais de 90% de profissionais com CRM no Brasil. Ou seja: o discurso norte-americano, além de falso, é mal-intencionado”, escreveu o ministro na rede social X.
Ainda na mensagem, Rui Costa afirmou que, se os Estados Unidos têm um presidente que “não gosta do Brasil e prefere minar as relações” diplomáticas entre os países, o Brasil não pretende "adular" os norte-americanos, mas procurar "acelerar a integração com outros parceiros estratégicos no cenário internacional”.
Com informações do Poder360.