Henrique Filho celebra inauguração da Casa Azul em Buenos Aires: “Aqui, os autistas são vistos, acolhidos e priorizados”

Em uma segunda-feira marcada por emoção, compromisso e transformação social, o município de Buenos Aires celebrou a inauguração da Casa Azul, espaço dedicado ao atendimento especializado de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A iniciativa é fruto da parceria entre o deputado estadual Henrique Filho (PP), o deputado federal e presidente estadual do Progressistas, Eduardo da Fonte, e a gestão do prefeito Henrique Queiroz.
Com estrutura moderna e equipe multidisciplinar composta por fonoaudiólogos, psicólogos, neuropediatra, psicopedagogos, terapeuta ocupacional e nutricionista, a Casa Azul surge como referência no cuidado humanizado e integral às pessoas autistas do município e da região.
Durante a solenidade, o deputado estadual Henrique Filho, Henrique Filho, que tem atuação destacada nas pautas ligadas ao autismo em Pernambuco, destacou a inovação do serviço oferecido em Buenos Aires. “Esta Casa Azul é diferente porque nela vai ser oferecido, além de tantos outros serviços, a avaliação neuropsicológica para todas as pessoas que precisarem. A única do Nordeste com essa avaliação está aqui, em Buenos Aires, e uma das poucas do país com esse tipo de atendimento. Acolhimento, mais conforto, equipe preparada, tudo isso será encontrado aqui. Os pais sabem a importância desse acolhimento. Vocês estão sendo vistos e priorizados. A gestão de Henrique Queiroz está trabalhando para todos”, destacou.
*Compromisso* - A Casa Azul também simboliza o cumprimento de um compromisso firmado publicamente entre o município e as famílias com pessoas com TEA. Para o deputado federal Eduardo da Fonte, presente no evento, a iniciativa é parte de um plano estadual mais amplo de expansão da rede de atendimento especializado.
“Hoje, estamos aqui felizes por participar dessa inauguração. Em junho, também inauguramos, com o prefeito George Duarte, uma Casa Azul em Santa Maria da Boa Vista. Em abril, inauguramos outra em Taquaritinga do Norte. O nosso compromisso é poder inaugurar um espaço desse em cada cidade de Pernambuco, para que a gente trate as crianças autistas e suas famílias com dignidade, respeito, cuidados qualificados e bons profissionais. Também fiz um compromisso com a governadora Raquel Lyra para que ela transforme a Arena Pernambuco na Arena da Inclusão: o lugar que irá cuidar dessas crianças e dessas famílias”, comemorou.
A presença do prefeito Henrique Queiroz; do ex-prefeito Fabinho Queiroz; de profissionais da área de saúde, familiares, pacientes e lideranças locais deu à inauguração o tom de conquista coletiva. A Casa Azul de Buenos Aires representa mais que uma política pública bem executada: é a materialização de um olhar sensível, técnico e prioritário para quem, por muito tempo, esteve à margem do cuidado.