Prefeitura de Camaragibe participa do 3° Fórum Nacional Integrado de Segurança Pública, Defesa Civil e Trânsito neste mês de agosto

Terra dos Camarás terá ampla participação e representatividade no evento, que vai tratar temas como combate à criminalidade, resposta a situações de emergência e responsabilidade viária, e ocorrerá no Expo Center Recife
A Prefeitura de Camaragibe, através das secretarias de Segurança Pública, Defesa Civil e Mobilidade e Transporte, anunciou, nesta quarta-feira (30/07), a participação em um importante evento nacional, no próximo mês de agosto: o 3° Fórum Nacional Integrado de Segurança Pública, Defesa Civil e Trânsito, que vai debater temas distintos desses três setores e cujo objetivo é construir um ambiente urbano mais seguro e sustentável.
A Terra dos Camarás, aliás, terá uma ampla representatividade no evento, que vai ocorrer entre os dias 18 e 21 de agosto, no Expo Center Recife. O município estará à frente de palestras relevantes com a explanação de experiências de sucesso recentes ocorridas na cidade, o que tem feito de Camaragibe uma referência em segurança pública nas esferas estadual e nacional. Além disso, haverá um estande exclusivo do município no local.
“Pela primeira vez em Camaragibe tivemos festas monitoradas e com controle de acessos e objetos, como no Carnaval e no aniversário da cidade, sem nenhuma ocorrência. Isso é uma demonstração da capacidade da nossa equipe técnica e secretários em elaborar um planejamento seguro junto às demais forças de segurança pública. O fórum será uma oportunidade indispensável para apresentarmos as nossas experiências exitosas, como o uso da Central de Videomonitoramento Descentralizada nos Grandes Eventos, de forma integrada com a Polícia Militar de Pernambuco, entre outros casos de sucesso”, declarou o prefeito Diego Cabral.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de Camaragibe, dentre os vários temas que serão abordados no fórum destacam-se a PEC da Segurança Pública (Proposta de Emenda à Constituição 18/2025), cujo objetivo é unificar o sistema de segurança e ampliar a capacidade de combater ao crime organizado no Brasil com ações coordenadas entre a União, estados e municípios e as novas perspectivas de recursos fundo a fundo para os municípios.
“Além disso, também haverá debates sobre a captação de recursos junto à Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública (SENASP-MJSP), o sistema de monitoramento e vigilância por câmeras SmartSampa e as novas tecnologias aplicadas à segurança pública, Defesa Civil e trânsito. E ainda feira de negócios, ou seja, será um grande evento nas áreas de segurança, Defesa Civil e trânsito com assuntos de relevância para o futuro dos municípios”, pontuou o secretário de Segurança Pública de Camaragibe presidente do Conselho Nacional de Secretários e Gestores Municipais de Segurança Pública (CONSEMS), Coronel Marcílio Rossini.
Diego Cabral e o Coronel Marcílio Rossini destacaram, também, que o fórum será uma oportunidade para os demais municípios conhecerem a experiência da Guarda Civil Municipal de Camaragibe (GCMC), cujo projeto de amar parte da corporação está em fase final de autorização pela Polícia Federal, com parte do efetivo portando arma de fogo ao final do mês de setembro.
“Temos uma atenção especial por nossa Guarda Civil Municipal, muito combativa e com destaque na Região Metropolitana do Recife, e estamos concluindo a formação para o armamento de parte do efetivo, um passo largo que estamos dando para melhorar a segurança da nossa cidade. Segurança pública é dever do Estado, mas o município tem o compromisso e pode contribuir muito”, frisou Diego Cabral. “Atuamos de forma interligada com as polícias Civil e Militar, e embora não tenhamos tantos recursos para a segurança, temos contribuído de maneira significativa para a segurança da população. O fórum será uma vitrine para nosso caso de sucesso”, completou o Coronel Marcílio Rossini.
*Representações – Além de Camaragibe, Recife e Olinda, trio de municípios organizador do evento, o 3° Fórum Nacional Integrado de Segurança Pública, Defesa Civil e Trânsito terá ainda a presença de representantes das cidades de Ipojuca, Cabo de Santo Agostinho e Curitiba (PR), bem como membros da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, e do Governo de Pernambuco, além de prefeitos de outros municípios.